A 17ª edição dos X Games começa nesta quinta-feira em Los Angeles, nos Estados Unidos, e dentre vários nomes de apelo mundial no esporte radical, terá Sandro Dias. O Mineirinho participará pela 12ª vez do evento e tentará sua sétima medalha da carreira no skate vertical com a mesma ansiedade de como se fosse um estreante.
No ano passado o pentacampeão mundial competiu lesionado, mas ainda assim assegurou o quinto lugar. Em 2011 ele está confortável para buscar mais uma medalha na edição norte-americana da competição, apesar de ainda sentir o frio na barriga costumeiro das competições.
“Os X Games são considerados as Olimpíadas dos esportes radicais, com uma grande cobertura de mídia e muita gente assistindo ao vivo e na tevê. É uma competição diferente. Claro que há um nervosismo extra, fico um pouco ansioso, como em todo grande evento, mas isso não atrapalha”, reconheceu Mineirinho.
“No ano passado eu competi lesionado e, com bastante esforço, fiquei em quinto. Agora estou bem, me sinto preparado, então, é só manter a concentração e me dedicar muito, como sempre”, disse Sandro.
Pentacampeão mundial da modalidade, Sandro soma seis medalhas nos X Games, sendo duas de ouro, duas de prata e outras duas de bronze. E mesmo depois de doze edições, ele não acha que o seu tempo já passou. Pelo contrário, ele quer ainda mais conquistas.
“É um sonho para todo atleta vencer um X Games, é como ganhar uma medalha em uma Olímpiada mesmo. A sensação é muito boa e espero senti-la novamente este ano”, completou o skatista.
Competição retoma antigo formato – Uma novidade para os X Games 2011 é a volta ao formato de 20 competidores convidados para a disputa. Por alguns anos o modelo adotado previa apenas dez convidados por edição, mas a organização retomou o formato inicial da competição, o que para Sandro Dias, é algo positivo.
“O X Games é uma competição muito importante e o sonho de todo skatista é participar do evento. Por isso, é bom que o número de concorrentes tenha aumentado novamente, para dar oportunidade a novos atletas. Acho que assim é mais justo. Eu até prefiro que seja tudo de uma vez, porque aí sofremos uma vez só (risos). Desse jeito, é tudo uma decisão”, analisou Sandro.
“É legal saber que estou longe, mas que tem muita gente acompanhando e torcendo para mim enquanto a competição está rolando. Isso traz ainda mais empolgação para fazer o melhor possível e representar bem o nosso País”, concluiu Sandro Dias.
A briga pelo título de skate vertical começa no sábado (30 de julho) a partir das 22h30 (horário de Brasília), com as eliminatórias da primeira fase.
Confira a programação do Skate Vertical (horário de Brasília):
22h30 às 22h45 – Eliminatórias
23h às 23h15 – Skate Vertical
23h45 às 0h – Round 1
0h15 às 0h45 – Final