O tenista Andy Murray, terceiro colocado no ranking mundial, quebrou o tabu de nunca ter vencido um campeonato do circuito ATP no saibro e levantou o caneco pela primeira vez na manhã nesta segunda-feira, em Munique. Na decisão, o britânico bateu o alemão Philipp Kohlschreiber, 24 do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-4), 5/7 e 7/6 (7-4) após 3h04 de um combate acirrado. O duelo havia começado no domingo, mas precisou ser interrompido por causa da chuva e foi retomado na manhã desta segunda.
Esta foi a 32ª vitória de Murray em finais de ATP. Foi também o primeiro troféu da temporada conquistado britânico, vice no Aberto da Austrália e no Masters 1000 de Miami. O tenista recebeu 80 mil euros de prêmio em dinheiro e conquistou 250 pontos no ranking mundial. Murray foi o primeiro jogador britânico a vencer no saibro desde Buster Mottram, campeão do ATP de Palma em 1976.
Kohlschreiber, por sua vez, vai embolsar 42,1 mil euros e 150 pontos. Bicampeão em Munique, ele venceu Youzhny em 2007 e Cilic em 2012 e chegou a ir para a final em 2013, quando caiu para Haas. Os dois tenistas viajam ainda nesta segunda para a Espanha, onde disputarão o Masters 1000 de Madrid.
O jogo – Murray perdia por 3/2 quando a chuva obrigou a organização a interromper o duelo.O primeiro set foi bem equilibrado, com os dois atletas confirmando seus serviços sem dificuldades e sem qualquer dupla falta. Murray foi potente no saque, anotando nove aces contra quatro do adversário e convertendo 24 dos 28 pontos de primeiro serviço. O alemão venceu apenas 21 de 23 no primeiro set. O tiebreak teve uma quebra para cada lado logo no início. No nono ponto, Murray usou sua experiência para conseguir nova quebra e fechar a parcial por 7/6 (7-4) com 58 minutos de partida.
No segundo set, Murray teve chance de quebrar no terceiro game, mas o alemão se defendeu bem, salvou dois break-points, e quebrou o serviço do britânico em seguida. Murray, contudo, devolveu a gentileza com tranquilidade. No oitavo game, foi a vez do campeão salvar três break-points, mas não conseguiu repetir o feito e acabou cedendo o oitavo game ao adversário, que encerrou a parcial em 7/5 com 73% dos pontos conquistados no primeiro serviço.
O set decisivo seguiu com todos os serviços confirmados até o tie-break. Kohlschreiber quebrou Murray no quinto ponto, mas o britânico não permitiu que o alemão confirmasse seu serviço nos dois pontos seguintes e abriu 5-3 de vantagem. Kohlschreiber ainda salvou dois match-points antes que Murray confirmasse o favoritismo, vencesse a parcial por 7/6 (7-4) e faturasse o título do ATP 250 de Munique.