Menu
Mais Esportes

Anderson Silva com aval para os Jogos Olímpicos

Arquivo Geral

16/04/2015 8h25

O sonho antigo de Anderson Silva de disputar os Jogos Olímpicos está mais próximo de ser concretizado. Suspenso pelo UFC devido ao flagrante em exame antidoping, o lutador brasileiro ganhou o aval da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkd) para participar das seletivas para a Olimpíada do Rio de Janeiro, no ano que vem.

Lenda do MMA (artes maciais mistas), Anderson tem como base de seu estilo justamente o taekwondo, o que sempre fez com que ele alimentasse o desejo de disputar uma competição olímpica pela modalidade. 

Para conseguir um lugar nos Jogos do Rio, o ex-campeão do peso médio do UFC terá de vencer concorrência interna com outros brasileiros. Atualmente com 84kg, ele deve tentar uma vaga na categoria +80kg, que tem o atleta Lucas de Oliveira como principal nome.

As seletivas começam apenas no início do ano que vem, o que garante a Anderson um bom tempo para se readaptar ao esporte olímpico.

Boa notícia

Curiosamente, a categoria de Anderson Silva é a primeira já anunciada pela confederação que terá vaga garantida nos Jogos. Isso porque, por ser o país sede, o Brasil tem direito a quatro vagas, além de outras quatro que podem ser conquistadas em razão do posicionamento dos lutadores no ranking mundial. 

Sendo assim, nas vagas garantidas, sobram apenas uma masculina e outras duas femininas.

Nem tão receptivos

Ao saberem da notícia, os competidores concorrentes de Anderson tiveram duas reações. A primeira foi positiva, já que o ex-campeão do UFC trará muita mídia para o esporte. A segunda, no entanto, foi até em tom provocativo, já que não o consideram um adversário a altura.

“O MMA tem uma dinâmica muito diferente do taekwondo e mesmo ele tendo anos de MMA, o taekwondo será muito diferente, dificultando ele conseguir resultados. Não acredito que ele consiga enfrentar de igual para igual os pesados do Brasil”, discursa Guilherme Cezário Felix, em entrevista ao site globoesporte.com. 

Ele é outro concortente por uma vaga no Rio 2016.

Entenda o caso

Em estudo

No início desta semana, o ex-campeão do peso médio do UFC enviou uma carta ao presidente da CBTkd, externando o desejo de integrar a seleção brasileira. A entidade gostou da ideia e relacionou Anderson Silva para disputar uma vaga por meio das seletivas. As competições que valem ponto para conquistar um lutar na Rio-2016 começam no início do ano que vem. O que ainda pode impedir a participação de Anderson – além da questão técnica – é a suspensão no UFC. Ele está fora dos octógonos por ter sido pego no exame antidoping, mas é possível que as regulamentações entre os órgãos antidoping sejam diferentes.

Mayweather provoca Pacquiao


    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado