A equipe de Americana é a primeira finalista da Liga de Basquete Feminino (LBF). Na manhã deste sábado, as atletas do interior paulista venceram Maranhão por 96 a 73 em casa, fecharam a série melhor de três em 2 a 0 e se classificaram para a decisão. Atual campeã, a equipe agora aguarda o resultado entre América e São José para conhecer seu adversário. Com a melhor campanha, o Americana terá o direito de definir a competição em seus domínios.
As anfitriãs saíram perdendo, mas lideradas por Karla e empurradas pela torcida presente no ginásio Centro Cívico, conseguiram impor seu ritmo para garantir o triunfo. Karla foi a maior pontuadora do time, com 17 pontos, seguida por Damiris com 16. A pivô também foi responsável por seis rebotes. Clarissa anotou um duplo-duplo, com 14 pontos e 13 rebotes. A cestinha do Americana comemorou a classificação.
“A equipe está de parabéns, inclusive a do Maranhão. Ainda temps muita água para beber, muito treino pela frente, nada a comemorar. É um trabalho que é feito há muitos anos. Abrimos mão de muita coisa, mas agradecemos a confiança que depositam na gente e vamos chegar voando na final”, disse a atleta.
No entanto, a cestinha foi Iziane, responsável por 24 tentos e sete rebotes do Maranhão. Ajavon contribuiu com 17 pontos, Gelis e Ega marcaram 10 cada uma. Após a partida, Iziane lamentou a eliminação.
“A gente chegou aonde planejou chegar, estamos entre os quatro primeiros novamente. Claro que queríamos chegar à final e ser campeãs, mas não foi dessa vez. Conseguimos alcançar a meta, começamos bem, entramos ligadas, mas acabamos bobeando no segundo quarto. Elas tomaram a dianteira e precisamos correr atrás, ficou difícil’, disse a atleta.
A equipe maranhense dominou o primeiro tempo do duelo e saiu vencendo por 19 a 15. No segundo período, as donas da casa cresceram consideravelmente, e sem tomar conhecimento das adversárias, fizeram 34 a 14 no período e foram para os vestiários vencendo por 49 a 31.
No terceiro quarto, Americana continuou impondo seu ritmo e venceu a parcial (25 a 19). Maranhão esboçou uma reação no último periodo e deixou o duelo mais equilibrado (23 a 22) mas já era tarde demais para as visitantes reverterem a desvantegem. Assim, Americana confirmou a vitória por 96 a 73 e a classificação para sua terceira final seguida da LBF das cinco edições já realizadas. O clube foi campeão na última temporada em cima do Sport.