O Desafio das Estrelas, promovido pelo piloto brasileiro de Fórmula 1 Felipe Massa, terá um novo astro. Na tarde desta segunda-feira (12), o paulista confirmou a presença do espanhol Fernando Alonso, seu companheiro na equipe Ferrari, na próxima edição da corrida de kart e ainda disse esperar o retorno do alemão Michael Schumacher, heptacampeão mundial da F-1 pela escuderia italiana.
“Já havia convidado o Alonso em outros anos, mas agora a vontade dele é maior, até porque viu como foram as outras edições”, disse Massa durante a entrevista promovida em São Paulo. “Passamos o ano inteiro juntos e, sem dúvida, a boa relação que temos ajudou bastante”, acrescentou o brasileiro.
A oitava edição do Desafio das Estrelas será realizada nos dias 12 e 13 de janeiro, no kartódromo localizado no Beto Carrero World, em Penha-SC. A expectativa da organização é receber aproximadamente 14 mil pessoas, com renda revertida para instituições filantrópicas.
Para contar com a presença de Fernando Alonso, bicampeão mundial na Fórmula 1, Massa exibiu vídeos das edições anteriores do Desafio das Estrelas, disputado desde 2005. O evento, tradicionalmente realizado em dezembro, foi alterado para janeiro por questões logísticas.
Na edição de 2013 da corrida, Massa espera contar com 27 a 29 competidores, entre eles Michael Schumacher. Ex-companheiro do brasileiro na Ferrari e com aposentadoria marcada para o final do ano, o alemão é o único piloto com dois títulos do Desafio das Estrelas (2007 e 2009).
“Como a aposentadoria, imagino que em janeiro ele esteja em casa, tranquilo. Assim, as chances de participar aumentam. Já conversei com o Schumacher e ele se empolgou. Está tentando confirmar”, disse Massa sobre o atual piloto da Mercedes na Fórmula 1.
O evento promovido pelo brasileiro costuma reunir astros de diferentes categorias do automobilismo em uma prova de kart, modalidade na qual a maioria dos pilotos iniciam a carreira. Para 2013, Massa ainda negocia com o italiano Valentino Rossi, hexacampeão na MotoGP.
“Estamos conversando há algum tempo e a chance de ele participar é muito grande. Está quase confirmado e tomara que dê certo. Ele é um nome excepcional. Compete de moto, mas adora andar de carro e de kart. Seria sensacional para o evento”, declarou o brasileiro.
O japonês Kamui Kobayashi (Sauber) e o venezuelano Pastor Maldonado (Williams) também estão na lista de convidados de Massa, assim como Rubens Barrichello e alguns nomes do automobilismo nacional, a exemplo de Ricardo Zonta, Antônio Pizzonia e Cacá Bueno. Haverá ainda uma disputa entre artistas.
Além da competição dentro da pista, Massa valoriza a chance de viver momentos de descontração ao lado dos colegas longe do clima sisudo da Fórmula 1. “O mais legal do Desafio é você poder se divertir fora da pista ao lado dos pilotos com os quais trabalha o ano inteiro”, disse.
Campeão em 2005, Daniel Serra é o único piloto sem passagem pela Fórmula 1 que venceu o Desafio das Estrelas. Desde então, Felipe Massa (2006), Michael Schumacher (2007 e 2009), Rubens Barrichello (2008), Lucas di Grassi (2010) e o espanhol Jaime Alguersuari (2011) ganharam.