Recém-promovido a chefe da equipe de Fórmula 1 da Ferrari, Marco Mattiacci ainda não realizou grandes mudanças no time. Esta, pelo menos, é a opinião do piloto espanhol Fernando Alonso, que ainda não sentiu diferença em relação ao comando de Stefano Domenicali.
Mattiacci assumiu o cargo de chefe da Ferrari no Grande Prêmio da China, o quarto da temporada da Fórmula 1, para substituir Domenicali, que pediu afastamento do cargo após sete anos.
“Não mudou muito para ser honesto, e não acho que isso vá acontecer em breve”, disse Alonso. “Ele ainda está aprendendo sobre a situação do time, o ambiente da Fórmula 1, os fins de semana de corrida. Há muito a aprender e obter de experiência antes de tomar alguma decisão que no momento ele não tomará”, completou.
Mattiacci não tinha experiência prévia com Fórmula 1 e ocupava o cargo de presidente-executivo da Ferrari na América do Norte quando foi nomeado chefe da equipe pelo presidente da escuderia Luca di Montezemolo.
“No nosso lado, dos pilotos, engenheiros e mecânicos, ainda vamos ao GP e temos as mesmas reuniões no mesmo horário, não vimos nenhuma grande diferença. Mas provavelmente era esperado não haver uma mudança no primeiro mês porque ele ainda não tem experiência”, explicou o espanhol.
O Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, neste fim de semana, será apenas o terceiro da Ferrari sobre o comando de Mattiacci. O melhor piloto do time do Mundial é Alonso, terceiro colocado com 49 pontos ganhos, 51 a menos do que o líder Lewis Hamilton.
No Mundial de Construtores, a Ferrari ocupa também a terceira posição com 66 pontos, 18 a menos do que a vice-líder Red Bull. A liderança é da Mercedes, que soma 197