Com o início da temporada de Fórmula 1 no próximo final de semana, há quem ainda não concorde com o novo sistema de classificação. Para o bicampeão Fernando Alonso, o modelo será rapidamente compreendido pelos pilotos e suas equipes, porém, quem está de fora pode demorar um pouco mais para se acostumar.
“Temos tantas pessoas talentosas e inteligentes, eles vão entender perfeitamente as regras e todos nós faremos a mesma coisa. Vai haver uma fórmula matemática para fazer a coisa certa, por isso não acredito que teremos um tempo de adaptação. Para os pilotos, não creio que mudará muito. Faremos voltar rápidas quando for a hora de fazer isso”, declarou o espanhol à Autosport.
Contudo, nem tudo será fácil. Alonso acredita que não era necessário adotar um novo modelo de classificação, e ressaltou que, para o público, pode ser mais difícil de entender no começo.
“Para os que estão de fora, é um pouco mais difícil, porque leva algumas corridas até entender o sistema. Não acredito que era necessária uma mudança. Fórmula 1 é muito complexa às vezes, difícil de entender de fora. A única coisa que era muito fácil de entender (o treino para classificação), nós mudamos. Vamos ver se as pessoas se adaptam a isso”, completou o piloto da McLaren.
O primeiro Grande Prêmio do ano acontece no próximo dia 20, na Austrália.