O Brasil garantiu mais uma medalha nos Jogos Olímpicos de Londres com Alison e Emanuel no vôlei de praia. Nesta terça, eles venceram os representantes da Letônia Plavins e Smedins, por 2 seta a 0, com parciais de 21/15 e 22/20. O resultado assegura a medalha de prata para o Brasil.
Em busca do lugar mais alto do pódio, Alison e Emanuel irão enfrentar os vencedores da outra semifinal, disputada entre os alemães Brink e Reckermann contra os holandeses Nummerdor e Schuil.
“Sonho com uma final olímpica desde os 11 anos de idade. Acordava cedo em Vitória para ver o Emanuel jogar e agora vou disputar uma medalha de ouro ao lado dele”, comemorou Alison em entrevista ao canal Sportv.
“Desde que ele me convidou para jogar, assumi a responsabilidade de formar o time mais forte possível. Estar ao lado de um atleta que, aos 39 anos, acorda cedo todos os dias e treina mais do que eu, é o melhor exemplo que eu poderia ter”, acrescentou o gigante de 2,03m.
“Agora vamos aproveitar o dia sem jogos para descansar e estudar os próximos adversários para que possamos jogar ainda melhor do que na semifinal”, planejou Emanuel.
Os brasileiros começam concentrados na partida, mas como já era esperado em um jogo eliminatório e valendo vaga na final, o duelo é bastante disputada. Alison e Emanuel mostram muita qualidade nas defesas e eficiência nos ataques, o que rende uma vantagem no placar de cinco pontos em 11/6.
O Brasil administra a diferença no placar e segue no domínio da partida. A dupla verde-amarela consegue aumentar a vantagem com o placar em 16/10. Soberanos, Alison e Emanuel confirmam a vitória no set.
A dupla do Brasil mantém a boa performance da primeira parcial no segundo set e começa abrindo vantagem com o placar em 4/1. No entanto, os letões mudam a estratégia, passam a sacar no Alison e conseguem empatar no décimo ponto.
São cinco pontos seguidos que mostram a superioridade brasileira e colocam a dupla do Brasil novamente em vantagem. Conhecido como Mamute, Alison é responsável pelo maior número de pontos de bloqueio com seus 2,03m.
Os letões dificultam no final da partida, salvam um match-point, mas não impedem o triunfo em sets diretos da dupla brasileira.
Emanuel já foi campeão olímpico em Atenas e conquistou o bronze nos últimos Jogos de Pequim, ambas as participações foram em parceria com Ricardo. Aos 26 anos, Alison participa de sua primeira Olimpíada.
Depois da eliminação de Ricardo e Pedro Cunha, nesta segunda-feira, Alison e Emanuel serão os responsáveis por representar o Brasil em uma final e podem pegar justamente os algozes da outra dupla verde-amarela, caso a Alemanha confirme sua classificação.
Ainda nesta terça, as brasileiras Juliana e Larissa enfrentam as norte-americanas Ross e Kessy, às 17 horas pelo horário de Brasília, valendo vaga na decisão do vôlei de praia feminino.