Menu
Mais Esportes

Alex Garcia se torna o primeiro brasileiro a conquistar duas vezes a Liga das Américas

Arquivo Geral

17/03/2015 8h00

Os clubes do Brasil, definitivamente, se colocaram entre as potências das Américas no basquete. Já são três títulos consecutivos de equipes do País na Liga das Américas, o mais importante torneio do continente na modalidade. As façanhas foram alcançadas por Pinheiros (2013), Flamengo (2014) e Bauru, no último domingo. 

Para um jogador da equipe bauruense, no entanto, a conquista foi ainda mais saborosa: na vitória por 86 x 72 sobre o Pioneros de Quintana Roo (MEX), Alex se tornou o único brasileiro a conquistar a Liga das Américas duas vezes. Mais do que isso, o ala, MVP da decisão, repetiu o feito de 2009 e passou a ser o único  a alcançar a honraria.

“Agora já caiu a ficha. Fiquei muito feliz pelo momento e por poder conquistar o torneio mais uma vez. Vai ser ótimo poder jogar a Copa Intercontinental”, celebra Alex, um dia após a conquista do terceiro título em três competições disputadas pela equipe do interior paulista. 

De olho nos europeus

Quando conquistou a Liga das Américas, em 2009, o Universo/Brasília viveu a expectativa de disputar o Mundial de Clubes, algo que não se concretizou. 

Um torneio semelhante, o Intercontinental, passou a ser disputado em 2013, quando o Pinheiros, campeão das Américas, foi derrotado pelo Olympiacos (GRE), campeão europeu. O Flamengo, no ano passado, superou o Maccabi Tel-Aviv (ISR), e se tornou o primeiro brasileiro a levantar o caneco. Alex não tem dúvidas de quem gostaria de ver do outro lado da quadra.

“Se eu fosse falar os times todos, ia falar uns dez europeus, mas eu gostaria de enfrentar o Maccabi, que é um time por onde eu já joguei”, revela, ao citar a equipe pela qual foi vice-campeão europeu em 2008.

Memória

Pioneirismo candango

O então Universo/Brasília foi o primeiro time brasileiro a conquistar o título da Liga das Américas. O feito ocorreu durante a temporada 2008/2009.

O adversário na final foi o Halcones Xalapa, time mexicano que sediou o Final Four e deu trabalho aos comandados de Lula Ferreira, que venceram por apertados 86 x 83.

No jogo decisivo, Alex, mais uma vez, foi fundamental para as pretensões candangas. O ala foi autor de nada menos que 19 pontos, além de ter apanhado seis rebotes e distribuído o mesmo número de assistências.

A temporada só não foi ainda melhor para a equipe do Distrito Federal porque os candangos amargaram o vice-campeonato na primeira edição do Novo Basquete Brasil, perdendo a série final para o Flamengo por 3 x 2.

O time ainda bateria na trave na Liga das Américas em outras duas oportunidades, chegando ao Final Four em 2012 e 2013.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado