Menu
Mais Esportes

Alemão Tony Martin vence etapa que chega à França e vira líder

Arquivo Geral

07/07/2015 16h00

O alemão Tony Martin foi o primeiro a cruzar a linha de chegada da quarta etapa da Volta da França, na qual a prova finalmente chegou ao país que a nomeia. Prata olímpico em Londres 2012, o ciclista da Etixx-Quick Step levou 5h28min58s para empreender os 223,5 km entre as cidades de Seraing, na Bélgica, e Cabrai, já em território francês. Com o resultado, Martin assume a primeira posição geral (12h40min26) e vai usar a camiseta amarela na quarta-feira.

Atrás de Tony veio seu compatriota John Degenkolb (Giant-Alpecin), com 5h29min01, assim como o eslovaco Peter Sagan (Tinkoff-Saxo), terceiro colocado. Com exceção de Martin, os 35 primeiros ciclistas a cruzarem a linha de chegada registaram o mesmo tempo.

O britânico Christopher Froome, atleta da Sky e líder no início do dia, terminou em 17º lugar e caiu para segundo no geral, 12s atrás do alemão. Martin tomou a dianteira a 3 km do fim do trecho marcado por pedras escorregadias e paralelepípedos. Para evitar quedas, seus adversários permitiram que ele se distanciasse, já que o medalhista olímpico não é considerado um real candidato a erguer o troféu na principal prova de ciclismo de estrada do mundo.

Defendendo o título, o italiano Vincenzo Nibali (Astana Pro) foi o 15º da etapa e subiu para 13º lugar. Além de Nibali e Froome, outro favorito ao título é o espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), 19º colocado do dia e oitavo no geral, 48s atrás de Martin.

O suíço Fabian Cancellara, dono da camiseta amarela na terceira etapa, se envolveu em um acidente com mais de 20 ciclistas na região de Côte de Bohisseau, na segunda-feira. Mesmo lesionado, o atleta da Trek Factory se reabilitou para completar o percurso, mas quebrou alguns ossos na queda e anunciou sua desistência algumas horas depois.

“Acabo de sair do hospital com uma grande decepção. A Volta da França 2015 acabou. Parti algumas costelas outra vez, como na Primevera”, disse o ciclista através das redes sociais. Além dele, William Bonnet (Française des Jeux), Tom Dumoulin (Giant-Alpecin), Simon Gerrans (Orica-Greenedge) e Dmitry Kozontchuk (Katusha) integram a lista de desistentes.

Os competidores voltam à pista na quarta-feira para completar os 189,5 km da quinta etapa entre as cidades de Arras Communauté Urbaine e Amiens Metrópole. A Volta da França teve início no último sábado, na Holanda, e vai até o dia 26 de julho, quando os atletas cruzam a linha de chegada em Paris.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado