Piloto mais rápido no combinado dos três treinos livres para o GP de Assen da MotoGP, Aleix Espargaró manteve o posto, continuou com o melhor tempo na fase final do treino classificatório e garantiu a primeira pole-position de sua carreira ao registrar 1min38s789.
O tempo fez a Foward superar as demais equipes e foi bem superior em relação ao de Marc Márquez, atual líder do Mundial, que marcou 1min40s194 e ficou na segunda colocação. Na sessão, Aleix foi quem soube pilotar melhor em condições climáticas adversas, já que a chuva atrapalhou grande parte do treino.
Quem completa a primeira fila é Dani Pedrosa, que terminou 1s943 mais lento do que o Aleix. Assim como o piloto mais rápido da atividade, Andrea Iannone se aproveitou do regulamento Aberto e foi à pista com pneu traseiro macio para chegar em quarto, seguido por Cal Crutchlow.
Bradley Smith registrou 1min40s818 e largará em sexto, à frente de Andrea Dovizioso e Stefan Bradl, que terminaram na sétima e na oitava colocação, respectivamente.
Evidenciando o desempenho ruim da Yamaha em Assen, Jorge Lorenzo foi apenas o nono colocado, enquanto seu companheiro Valetino Rossi ficou em 12º lugar, 4s836 mais lento do que o líder.