O espanhol Marc Márquez não teve muito tempo para comemorar o fato de ter sido o mais rápido no primeiro treino livre para o GP da Catalunha de MotoGP, em Barcelona, na manhã desta sexta-feira. Isso, porque seu compatriota, Aleix Espargaró, fez com sua Suzuki a melhor volta da segunda sessão e do dia, com o tempo de 1min41s158, deixando a dupla da Honda para trás.
Espargaró utilizou bem o novo motor de sua Sukuzi e se aproveitou do pneu traseiro macio, dominando o treino por quase todo o tempo, porém viu Márquez e Dani Pedrosa baterem sua marca nos momentos finais. No entanto, Aleix, já com o cronômetro zerado, faz seu melhor giro e determinou a liderança.
O atual bicampeão Marc Márquez ficou em segundo lugar, 0s285 atrás do ponteiro, sendo seguido pelo companheiro de equipe, o também espanhol Dani Pedrosa, que ficou à frente de Andrea Dovizioso.
Maverick Viñales cravou, novamente, o quinto tempo, confirmando o bom momento da Suzuki, 0s764 mais lento que Espargaró. A Ducati de Andrea Iannone completou o grupo dos seis melhores, com o tempo de 1min41s938, deixando para trás Jorge Lorenzo. Cal Crutchlow, Pol Espargaró e Scott Redding fecharam a lista dos dez primeiros colocados.
Líder do Mundial de Motovelocidade na atual temporada, o italiano Valentino Rossi manteve sua Yamaha em ritmo lento em Barcelona, marcando apenas o 11º tempo. Ele fez em 1min42s367 a melhor de suas 20 voltas.