Após a dobradinha de Pol e Aleix Esparagaró na primeira e na segunda colocação, respectivamente, do primeiro treino livre da Moto GP em Assen, na Holanda, os irmãos quase perderam o ponta na segunda atividade, mas Aleix conseguiu fazer uma boa volta nos últimos minutos para garantir a família na primeira colocação do TL2.
Líder durante grande parte da sessão, Marc Márquez estava próximo de acabar com o domínio dos Espargaró, porém viu Aleix registrar 1min33s653 em sua última volta, superando o líder do Mundial em 0s211.
Pol Esparagó, líder do TL1, no entanto, não conseguiu manter o posto e foi apenas o oitavo colocado, com 1min34s408. Mostrando a recuperação da Honda, Dani Pedrosa fechou o top-3 ficando na terceira colocação.
Primeiro piloto a assumir a ponta, Jorgo Lorenzo colocou a Yamaha em quarto ao marcar 1min34s148, seguido por Andrea Iannone, que se recuperou após a 11ª colocação no primeira sessão.
Enquanto isso, quem caiu um posto foi Bradley Smith, que apareceu em sexto, 0s633 mais lento do que o líder. Coincidentemente, Valentino Rossi registrou o mesmo tempo de Smith (1min34s286).
Após Pol Espargaró, Stefan Bradl ficou em nono, seguido por Andrea Dovizioso, que fechou o top 10 ao ficar em décimo, com 1min34s460.