A NBA e a Associação de Jogadores (NBPA) anunciaram nesta quarta-feira um marco na história do basquete: o primeiro jogo oficial da liga norte-americana na África. A partida será disputada entre o Time África e o Time Mundo e em prol de algumas instituições de caridade, no dia 1º de agosto, na Ellis Park Arena, em Joanesburgo, África do Sul.
O anúncio do NBA Africa Game 2015 foi feito em coletiva de imprensa, em Joanesburgo, pelo vice-presidente e diretor-executivo da NBA África, Amadou Gallo Fall, pelo ministro dos Esportes do país, Fikile Mbadula, e Patrick Gaspard, embaixador dos Estados Unidos na África do Sul.
O time africano será composto por jogadores oriundos do continente e a equipe do resto do mundo por atletas de diversas partes do globo. O ala Luol Deng, do Miami Heat, nasceu no Sudão do Sul e foi o escolhido para ser o capitão do Time África, enquanto Chris Paul, do Los Angeles Clippers, comandará o Time Mundo de dentro da quadra.
“Estou muito orgulhoso de fazer parte desse primeiro jogo da NBA na África. Vim do Sudão do Sul e participei de camps do ‘Basquete Sem Fronteiras’ em Joanesburgo antes. Estou muito honrado por fazer parte desse evento histórico”, comemorou Luol Deng, um dos principais nomes do Heat na temporada.
Alguns dos melhores técnicos da NBA também estarão presentes no evento, como o recém eleito “Técnico do Ano da NBA 2014/2015”, Mike Budenholzer, do Atlanta Hawks. Além dele, Lionel Hollins (Brooklyn Nets), Gregg Popovich (San Antonio Spurs), Brad Stevens (Boston Celtics) e Monty Williams (New Orleans Pelicans) vão acompanhar o Africa Game 2015. A lista completa de jogadores, técnicos e “lendas” será anunciada em breve pela NBA.
O nigeriano Hakeem Olajuwon foi o principal africano a jogar na NBA. Ele foi bicampeão da principal liga de basquete do mundo pelo Houston Rockets, nos anos de 1994 e 1995, e é membro do “Hall da Fama”.