Polêmicas à parte, o norte-americano Michael Phelps vem mostrando nestes primeiros torneios disputados em 2009 que continua irretocável nas piscinas. Nesta sexta-feira, o maior campeão da história olímpica venceu a prova dos 200m borboleta do Grande Prêmio de Santa Clara, nos Estados Unidos, com uma enorme vantagem sobre os demais competidores: mais de 5 segundos de frente, apesar do frio.
Phelps completou a prova norte-americana com um tempo de 1min54s31, cerca de 2s a mais em relação à melhor marca já estabelecida: 1min52s03, que o nadador cravou nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, quebrando naquela ocasião o recorde mundial da prova.
A baixa temperatura na cidade californiana nesta sexta-feira foi a grande adversária. “Estava muito frio, eu estava congelando”, explicou Phelps depois da prova. “Mas fiquei muito feliz com este tempo, mostra que eu ainda estou perto da minha melhor forma”, complementou o nadador.
Mesmo assim, o tempo desta sexta-feira foi suficiente para provar mais uma vez a soberania de Michael Phelps. Isso porque o segundo colocado em Santa Clara, o compatriota David Mosko, completou os 200m em 1min59s58 – ou seja, 5s27 atrás do dono de oito medalhas de ouro em Pequim-2008. O pódio ainda foi completado pelo australiano Sam Ashby, terceiro, com 2min00s67.