Torneio mais tradicional do País, o Aberto do Brasil de tênis, ATP 250 realizado em São Paulo, terá sede nova em 2016. O evento, de 20 a 28 de fevereiro, ocorrerá nas quadras do Esporte Clube Pinheiros, em vez do Ginásio do Ibirapuera, onde foi disputado nos últimos anos.
O torneio nacional foi realizado na Costa do Sauípe de 2001 a 2011, mas migrou para São Paulo por causa do baixo público dos jogos no resort baiano. Nos quatro anos na capital paulista, teve como sede o Ginásio do Ibirapuera, onde a organização enfrentou problemas com infraestrutura, sobretudo na montagem das quadras temporárias.
“Em 16 anos de história, o Brasil Open vem se reinventando. Foi assim no Sauípe e em São Paulo, quando viemos para o Ginásio do Ibirapuera e que fomos muito bem recebidos pelo governo do Estado. Agora o momento é novamente de renovação”, disse o diretor do torneio, Roberto Marcher.
O Pinheiros, que possui 24 quadras de tênis, recebeu nos últimos dois anos o ATP Challenger Finals, torneio que reúne os oito melhores jogadores de campeonatos de nível Challenger por um ano – antes o evento também ocorria no Ibirapuera. Para o Aberto do Brasil, a organização montará uma estrutura com uma quadra central, duas secundárias e outras duas para treinos.