Sonhando com a presença de Rafael Nadal, a organização do Brasil Open, único torneio à nível ATP disputado no país, anunciou nesta quarta-feira a lista de participantes da competição, disputada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A principal novidade é a presença de Juan Monaco e Stanislas Wawrinka, números 12 e 17 do mundo, respectivamente.
Enquanto o argentino, cabeça-de-chave número dois da competição, volta a disputar o torneio após quatro anos, Wawrinka vem ao Brasil pela primeira vez na carreira. Apesar de estreante, o suíço será o terceiro favorito ao título no chaveamento.
O principal cabeça-de-chave segue sendo o espanhol Nicolás Almagro, 11º colocado no ranking da ATP e três vezes campeão, sendo os dois últimos troféus conquistados em 2011 e 2012.
Principal representante nacional, Thomaz Bellucci é o quinto cabeça-de-chave do torneio, que não tem um brasileiro como vencedor desde 2004, quando Guga conseguiu o bicampeonato ao vencer o argentino Agustín Calleri. Em 2009, Bellucci ficou com o vice-campeonato após ser derrotado por Tommy Robredo na decisão.
Algumas destas posições podem se alterar caso Rafael Nadal confirme presença no torneio. Número quatro do mundo, o espanhol estuda a participação na competição, onde sagrou-se campeão em 2005, a fim de preparar-se para os principais torneios do circuito de saibro.