Rayane Fernandes
Especial para o Jornal de Brasília

A equipe da seleção brasileira de ginástica acrobática se prepara para o Mundial na França, que será realizado em junho deste ano. Dos 44 atletas da turma verde e amarela, 32 são de Brasília – as outras 12 são de São Paulo.
Por consequência, a maioria das ginastas, de idade entre 11 e 27 anos, está diariamente sob a tenda branca do Ginásio Nilson Nelson e no Centro Educacional Setor Leste, aperfeiçoando as técnicas.
O Brasil participou pela primeira vez de um Mundial de ginástica acrobática, em Orlando, há dois anos. De acordo com a professora Márcia Janete Colognese, que treina os ginastas da capital, o País teve boa classificação. “Só o fato de o Brasil participar foi maravilhoso para nós. Nosso trio feminino ficou em 18º lugar, de 38. A nossa dupla mista ficou em 9º lugar”, recorda.
Para o Mundial deste ano, Márcia disse que as expectativas são as melhores possíveis. “Apesar de o Brasil não ter a ginástica incluída na cultura do país, como os outros países têm, estamos trabalhando com expectativas plausíveis e que são possíveis para a nossa equipe de Brasília”, disse. “Queremos que a nossa dupla mista fique em 4º lugar e que o nosso trio feminino fique em 9º. Vamos tentar melhorar a colocação do Brasil no ranking.”
Olho no pódio
A ginasta Ana Luiza Oliveira, 13 anos, treina há cerca de seis anos e ficou em 8º lugar na competição do último Mundial. “Foi uma experiência nova. No próximo, espero ter uma boa pontuação e chegar perto do pódio.
Para o secretário de Esporte, Julio Ribeiro, é importante o investimento na modalidade. “Temos grandes atletas aqui em Brasília. O que falta é um empurrãozinho. Agora, com elas indo para o Mundial, nós estamos dando total apoio, inclusive com estrutura física, para dar condições a essas crianças de representar bem o Brasil e Brasília”, afirmou.
Projeto de cunho social
Convidada pela Secretaria de Esporte para integrar o projeto de ginástica acrobática em Brasília, a professora Márcia deu início ao trabalho em 2008, com apenas nove alunos.
Atualmente, 74 crianças treinam por meio do projeto, que chama atenção pelo o aspecto social. “Nós temos, no mesmo trio, crianças que moram no entorno e que moram em bairros mais nobres. E elas têm a mesma possibilidade de vencer limites, de respeitar o próximo, conhecer culturas diferentes. Aqui dentro todos são iguais. Inclusive temos uma dupla feminina campeã que saiu da Estrutural”, afirmou a professora. “Aqui, nós introduzimos vários princípios, como respeito, convivência e educação. Tenho certeza de que isso é o que vai perdurar por toda a vida deles”, finalizou.
CURIOSIDADE
Ginástica Acrobática
1 O que é a ginástica acrobática? É a mais nova modalidade da Federação Internacional de Ginástica (FIG) e consiste na execução de exercícios de força, equilíbrio, flexibilidade e agilidade.
2 Como funciona? Sempre praticada por um mínimo de dois atletas, as apresentações são dividas em cinco categorias: dupla mista, dupla feminina, dupla masculina, grupo feminino, com três integrantes e grupo masculino, com quatro integrantes.
3 Histórico: as primeiras competições mundiais ocorreram em 1973. Em 1998, a Federação de Esportes Acrobáticos se fundiu com a FIG e agora o desejo maior é que a modalidade faça parte do calendário dos Jogos Olímpicos.