Menu
Mais Esportes

5 maiores clássicos interestaduais do Brasil

Jornal de Brasília

26/04/2022 11h23

Atualizada 26/05/2022 11h33

O futebol brasileiro é marcado por algumas das maiores rivalidades do mundo, como, por exemplo, Grêmio e Inter. Entretanto, existem outras rivalidades que ultrapassam os limites dos estados e são conhecidas como interestaduais.

Em algumas dessas rivalidades, as torcidas dos clubes não se gostam, já tiveram muitas decisões de competições ou erros de arbitragens. Isso só aumenta a rivalidade que esses times criaram e vem criando por anos e anos no nosso futebol.

Clássicos interestaduais: os 5 maiores do futebol brasileiro

Dentre os maiores clássicos interestaduais do nosso país, o jogo entre Flamengo e Corinthians é marcado por reunir as duas maiores torcidas do país. Já entre Cruzeiro e Palmeiras, outro clássico interestadual, a rivalidade vem de muito tempo atrás, quando os dois clubes tinham o nome de Palestra Itália.

Assim como podemos ver, as rivalidades interestaduais não são todas iguais, umas surgem do nada e outras têm roteiros detalhados e hoje veremos os 5 maiores clássicos interestaduais do Brasil.

  1. Flamengo e Corinthians

O clássico interestadual entre Flamengo e Corinthians, como já foi dito anteriormente, é o encontro das duas maiores torcidas do futebol brasileiro. Dessa maneira, o encontro entre os times ficou conhecido como o Encontro das Nações. 

Sendo um dos maiores clássicos que transcendem as barreiras estaduais, Flamengo e Corinthians só decidiram uma final de campeonato entre si, a Supercopa do Brasil em 1991, que foi vencida pelo Timão.

  1. Grêmio e Palmeiras

Grêmio e Palmeiras tem uma das rivalidades interestaduais que mais se destacam no cenário nacional. Isso se deve ao fato de, nos anos 90, os dois times travarem grandes batalhas entre si em várias competições.

Levando em conta os anos de rivalidade, é estranho dizer que a única vez que fizeram final de campeonato foi na Copa do Brasil de 2020, vencida pelo Verdão. Em 1995, travaram um duelo histórico na Libertadores: 5 a 0 para o Grêmio na ida e 5 a 1 para o Palmeiras na volta.

  1. Corinthians e Inter

Fortalecido no ano de 2005, o clássico interestadual entre Corinthians e Internacional tem muita história. Isso, pois naquele ano, se não fosse descoberto o escândalo de arbitragem, o Colorado seria campeão brasileiro, entretanto, foi o Corinthians que levantou aquela taça.

Além disso, na penúltima rodada do campeonato, o jogo entre os dois clubes teve um dos pênaltis mais claros da história, contudo, não foi marcado. Por fim, esse clássico já decidiu a Copa do Brasil em 2009, com o Timão sendo o grande campeão.

Os times decidiram o Campeonato Brasileiro de 1975, com a taça ficando no Beira-Rio e na última rodada de 2020, um empate em Porto Alegre tirou o título do Colorado. Neste jogo, o Timão já não brigava por nada.

  1. Palmeiras e Cruzeiro

O Clássico Palestrino, assim ficou conhecido o jogo entre Palmeiras e Cruzeiro, anteriormente chamados de Palestras. Além disso, esse clássico já teve três decisões de campeonato, em 1996, quando o Cruzeiro ganhou a Copa do Brasil em cima do Palmeiras e em 1998, quando o Palmeiras ganhou Copa do Brasil e Mercosul em cima do Cruzeiro.

Além do mais, em 2019, o Palmeiras venceu o Cruzeiro por 2 a 0 e decretou o rebaixamento do clube mineiro para a Série B do Brasileirão. Os times também se cruzaram em vários mata-matas.

  1. Atlético-MG e Flamengo

Por fim, o clássico entre Atlético-MG e Flamengo, que ficou famoso em 1981, por um jogo cheio de erros de arbitragem na semifinal do Campeonato Brasileiro. Depois disso, o jogo entre as duas equipes se tornou um clássico interestadual e só foi final de campeonato uma única vez, no ano de 2022, quando o Galo bateu o Mengão na final da Supercopa do Brasil, nos pênaltis.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado