Menu
Julio Jardim

Turismo de eventos em Brasilia

Arquivo Geral

14/10/2016 14h56

Estruturada para receber turistas de negócios ou eventos – a maioria de seus visitantes – a cidade oferece equipamentos e serviços turísticos de alto padrão de qualidade, que surpreendem os turistas que procuram em Brasília lazer e cultura, além dos que dão uma esticada na permanência antes ou depois de eventos e negócios. Há muitos espaços e opções de atividades culturais e recreativas nesta cidade, onde vibra a riqueza e diversidade de todos os cantos do Brasil em seus habitantes, que adoram viver em Brasília.

Para alegria dos moradores e dos visitantes da cidade, o plano urbanístico de Brasília deixou espaço para áreas verdes, com belas árvores e extensas áreas gramadas que fazem parte do cotidiano de quem vive no Plano Piloto. E o clima também ajuda: com as estações do ano bem marcadas, livres de chuva por um longo período do ano, a prática de atividades de lazer ao ar livre em seus parques e nas áreas de lazer entre as quadras residenciais é comum no quotidiano dos brasilienses.

A qualidade de vida e a diversidade cultural são marcas registradas dos moradores de Brasília, que se orgulham de viver numa cidade-monumento, com baixos índices de violência, e de contar com segurança pública e serviços à altura dos países mais desenvolvidos do mundo. Viver em Brasília inclui o direito urbano de fazer as refeições em casa com a família, fazer compras e curtir as áreas de lazer entre as quadras residenciais, e passear nos inúmeros parques da cidade.

Entre outros prazeres ofertados em Brasília, está a vibrante vida cultural, que coloca à disposição dos visitantes boas salas de cinema e espetáculos, palco para as mais diversas atividades culturais. Além da cultura intrínseca ao dia a dia do brasiliense, como as apresentações do Clube do Choro, há eventos consagrados como os festivais de inverno e verão e o já tradicional Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Mas há também espetáculos de música, teatro, dança, literatura, artes plásticas e as inúmeras festas populares que fazem parte do calendário de eventos de Brasília, trazendo gente do País inteiro para assistir às apresentações.

Uma cidade tão rica culturalmente deixa sua marca evidente também na culinária, que faz de Brasília um dos principais polos gastronômicos do Brasil: são bares, cafés e restaurantes que oferecem comidas típicas nacionais e internacionais, com padrões de preços e qualidades para diversas classes e paladares. Casas especializadas em pratos da cozinha nacional e internacional, prontas para atender ao paladar mais sofisticado e exigente, oferecem muitas opções, restaurantes mineiros, nordestinos, goianos, italianos, japoneses, mexicanos, portugueses, árabes, chineses, espanhóis, franceses e alemães. Além disso, há também a rica culinária popular, presente em espaços como a Feira da Torre, onde há barracas com comidas típicas que representam a diversidade gastronômica de todas as partes do Brasil.

No aeroporto – o terceiro do País em tráfego aéreo – chegam e partem voos de e para todas as capitais e principais municípios brasileiros, além de voos internacionais para a Europa e os Estados Unidos. Todo este movimento torna Brasília um dos mais importantes hubs do Brasil e uma oportunidade de uma escala para conhecer a capital federal.

A hotelaria atende aos melhores padrões de serviço mundiais, tanto em sua estrutura para o turismo de negócios e eventos quanto para o lazer. A rede hoteleira da cidade conta com hotéis administrados por bandeiras nacionais e internacionais. Alguns dos principais hotéis ficam próximos dos melhores parques ou dos atrativos urbanos da cidade e, é claro, dos variados espaços para eventos e centros de negócios e política.

Sede de eventos nacionais e internacionais dos mais variados portes e temas, Brasília dispõe de auditórios, clubes sociais, estádios, ginásios de esportes, salas e espaços em hotéis, business centers, salões de festas, salas de espetáculos, parques de exposições e mansões para encontros sociais.

Brasília também oferece facilidades para quem viaja para comprar. Seus inúmeros e famosos shoppings oferecem lojas e marcas que satisfazem a todos os desejos de consumo. Há também centros de compras nas quadras comerciais e entrequadras, além de setores especializados em determinados tipos de serviço ou produtos específicos. Uma experiência interessante de compras é visitar as feiras alternativas, como a BSB Mix, a Feira dos Importados e a conhecida Feira da Torre, que reúne artesanatos e pratos típicos de todo o Brasil.

Há muito a fazer em Brasília. Por isso, as agências de receptivo local oferecem roteiros e atividades ligadas aos principais temas da cidade, como o Turismo Cívico-Arquitetônico, Ecológico-Rural e o Místico-Religioso. Outro tema cada dia mais evidente no cenário de Brasília é o Turismo Cinematográfico, que procura promover a cidade como espaço de locação para produções audiovisuais e leva os visitantes a conhecer os lugares onde foram filmadas diversas produções.

Para quem quer ficar mais tempo na região, Brasília é o ponto de partida para interessantes destinos turísticos de Goiás. Em um raio de 200 km, podem ser conhecidos destinos de ecoturismo e aventura, como a Chapada dos Veadeiros, inserida na Reserva da Biosfera (da Unesco) e Pirenópolis, patrimônio histórico e artístico nacional tombado pelo Iphan, que também oferece opções de passeios na natureza com cachoeiras e trilhas pelo Cerrado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado