Menu
Julio Jardim

Litieh e Félix Jr. apresentam o show “Para um amor nordestino”

Arquivo Geral

17/11/2016 13h57

O cancioneiro popular do Nordeste e composições autorais permeiam o repertório do duo no Sexta Sonora

https://www.youtube.com/watch?v=0MztDPm3qw4&feature=youtu.be

Sobre Litieh

Cantora e compositora goiana radicada em Brasília. Ainda criança, Litieh começou a desenvolver seu lado artístico musical, por influência de sua família em meio às rodas de cantores e violeiros. Estudou piano, violão e canto. Alguns de seus mestres foram Fátima Guedes e Vittor Santos. Suas influências são Elis Regina, Clara Nunes, Gilberto Gil, Djavan, Milton Nascimento e o Clube da Esquina, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, Hamilton de Holanda e Gretchen Parlato. Em 2015 gravou seu primeiro CD, Catiré. Lançado em julho do mesmo ano, o álbum foi sucesso de crítica e público, elogiado por vários artistas da música brasileira, como o veterano Arismar do Espírito Santo, o prodígio Pedro Martins, e pelo cancioneiro Túlio Borges. Dividiu palco com Mestrinho do Acordeon, Gabriel Grossi, Rafael dos Anjos Adora-Roda, Hélio Delmiro e outros expoentes da música brasileira. Participou de importantes festivais em Brasília, com canções como “Rosa Maria”, “Catiré” e “Beira do Rio”. Ganhou com esta última o prêmio de melhor arranjo pela Nacional FM. Em 2013, abriu o MPB Petrobrás para os artistas Moraes Moreira e Davi Moraes na Sala Villa-Lobos (TNCS).

Litieh é uma das jovens cantoras e compositoras da cidade de maior destaque. Com apenas 28 anos, é conhecida pelas interpretações marcantes e cheias de emoção. Suas composições têm como fonte de inspiração suas vivências, que carregam uma autenticidade ímpar, percebida, por exemplo, na faixa-título do último álbum “Carité”, lançado em 2015, no Clube do Choro. A canção leva o nome de um índio pataxó que Litieh conheceu em viagem ao sul da Bahia. Agora, ela se apresenta pela primeira vez no Sexta Sonora, ao lado do violonista Félix Jr. No repertório, títulos de grandes compositores nordestinos, como Dominguinhos e Gilberto Gil. Canções como “Lamento Sertanejo” e “Abri a Porta”, parcerias entre Dominguinhos e Gil, “Carece de Explicação” e músicas como “Ai que saudade d´ocê”, de Vital Farias, fazem parte da apresentação, que acontece no dia 18/11, às 19h30, no C’est la Vie Bistrô & Creperie, na 408 Sul.

O duo promete alegrar a noite de sexta-feira com um show feito para dançar ao som do xote e do baião. O samba, sempre presente nas apresentações dos músicos, também tem seu espaço garantido no repertório, com arranjos que representam a experiência musical de cada um, em canções como “Maçã do Rosto”, “Farinha” e “Espumas ao vento”. “Vamos executar interpretações que tocarão os corações, os sorrisos, a vontade de cantar e de dançar junto. Tudo baseado na poesia da música nordestina”, disse Litieh.

Além do cancioneiro popular, o duo também apresenta composições próprias que representam os caminhos percorridos pela cantora na música mineira e no jazz contemporâneo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado