Menu
Julio Jardim

Experimente Brasília – Cidade Criativa

Arquivo Geral

16/11/2016 13h44

Atualizada 18/11/2016 17h46

Prepare-se para descobrir a alma da cidade modernista com criativos locais no projeto Cidade Criativa. Dia 16 de novembro é a vez de Horizonte, Luz, Câmera, Ação!, experiência com o premiado cineasta Iberê Carvalho (O último cine drive-in)

Cidade Criativa_Iberê Carvalho.jpg

Laboratório de turismo criativo por trás da repaginação e do fomento da economia criativa da cidade, o Experimente Brasília garimpa, mapeia e convida protagonistas locais de diversas áreas das artes e da cultura urbana em seu mais novo projeto – Cidade Criativa. A ideia é somar e indicar seus lugares queridinhos na cidade e, ainda co-criar 10 novas e inéditas experiências com o objetivo de ampliar as possibilidades de viver Brasília de forma genuína. Um projeto que conta com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Dia 16 de novembro acontece a próxima experiência do Cidade Criativa: Horizonte, Luz, Câmera, Ação! com o cineasta Iberê Carvalho, diretor e roteirista do premiado longa-metragem O último cine drive-in, recentemente escolhido para ser exibido em 190 países pelo canal de streaming de vídeos Netflix.

Antropólogo e jornalista, Iberê também é dono de uma sensibilidade peculiar. Por isso, nesta experiência, ele nos convida a embarcar em uma aventura por trás das câmeras desse filme inspirador. Neste dia, os participantes irão descobrir bastidores, segredinhos das filmagens, além do making off do filme e, claro, sua principal locação: o Cine Drive-In. Guiados pelo cineasta, vamos mergulhar no universo onírico do cinema e do fazer cinema em Brasília, uma cidade que já nasceu sendo filmada.

Horizonte, Luz, Câmera, Ação! começa às 15h, vai até às 20h e tem entrada gratuita. O ponto de encontro é a Pavirada Filmes, localizada, no SHIN QI 6 Conjunto 7, casa 15, Lago Norte. Para participar, basta se inscrever no site: https://www.sympla.com.br/experiencia-horizonte-luz-camera-acao–ibere-carvalho__101926.

CIDADE CRIATIVA

Onde nasce a cena cultural de Brasília? Quais são seus cantinhos imperdíveis? Essas e outras perguntas inquietam o time do Experimente Brasília na busca de achados nada óbvios e na ideia de revelar esses universos com quem sabe. Do giro do vinil aos ritmos eletrônicos, da moda ao cinema, da dança à poesia, os anfitriões levam o público a sebos, brechós, galerias, cafés, ateliês – lá mesmo, onde a mágica acontece.

No time, criativos brasilienses que vivem no cotidiano o melhor que Brasília tem para oferecer. Gente curiosa, aberta, que gosta de criar conexões e compartilhar paixões. Gente que coloca Brasília definitivamente no mapa dos destinos imperdíveis no mundo – muito além do interesse político e arquitetônico.

Com o Cidade Criativa, as experiências urbanas se somam a oficinas práticas, que apelidamos de LABs e que pretendem incentivar a formação e o desenvolvimento de processos criativos. Já foram realizados os LABs de Música Eletrônica Tropical com Rafael Ops e de Up Cycling com Fernanda Ferrugem.

CIDADE CRIATIVA - EXP CONIC CITY - Ph Paula Carrubba_baixa resolucao.jpgEm julho, as experiências começaram com um mergulho no universo fantástico dos vinis, com o coletivo musical Criolina. Em agosto, foi a vez do guitarrista Dillo conduzir os participantes por novas rotas em Taguatinga. No  mesmo mês, percorremos o universo labiríntico que é o Conic (foto acima), com o artista visual Natinho e ainda exploramos o mundo da moda autoral e consciente com a estilista Fernanda Ferrugem. No mês de setembro, descobrimos o universo das galerias de arte e de ateliês com o fotógrafo Bruno Bernardes.

Já no começo de outubro, flanamos pelas ruas e pela arte urbana com o Coletivo Transverso.  E não para por aí o delicioso desafio do Experimente Brasília de mostrar a efervescência e os atrativos da capital.

CARTOGRAFIA AFETIVA E CULTURAL

Todos os lugares percorridos farão parte do mapa Experimente Cidade Criativa – uma cartografia afetiva e cultural que será lançada dia 1º de dezembro, em evento no Museu da República, e distribuída gratuitamente em pontos de visitação de moradores e turistas.  Feita por quem melhor conhece os segredos da cidade: os criativos locais. Um mapa íntimo e atraente com uma curadoria rigorosa assinada por Patricia Herzog e Tatiana Petra, fundadoras do Experimente Brasília.

para saber +

Autêntica, inventiva, singular e marco de uma época, Brasília inspira. Para além da arquitetura, do horizonte infinito e do peculiar urbanismo modernista, existe uma cidade viva, pulsante e efervescente feita por pessoas e para pessoas. Prepare-se para redescobri-la com o Experimente Brasília, laboratório de turismo criativo, fundado por Patricia Herzog e Tatiana Petra, protagonistas por trás da repaginação e do fomento da economia criativa da cidade.

logo provisioria experimente brasilia.jpgExperimente Brasília – Cidade Criativa
www.experimentebrasilia.com.br
[email protected]
@experimente_brasilia

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado