A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (18) operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Bolsonaro passa agora a usar tornozeleira eletrônica.
Segundo as informações, havia indícios de que ele planejava uma fuga do país. Não se sabe com detalhes quais são esses indícios, mas não há dúvida de que a operação é consequência das ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de sobretaxar em 50% os produtos brasileiros.
Se essa ameaça era um presente para Bolsonaro, imaginando-se que pressionaria a Justiça brasileira a parar a ação contra ele por tentativa de golpe de Estado, o efeito está sendo oposto. A Justiça segue sua ação contra o ex-presidente. E, do ponto de vista político-eleitoral, a ameaça de Trump vai beneficiando o principal adversário de Bolsonaro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ameaça de Trump só não ajuda o povo brasileiro. Como mostra Rudolfo Lago no JBrNews de hoje.