Em sabatina concedida ao JBR Eleições, o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Leandro Grass, detalhou suas diretrizes para reverter o que classifica como o período mais crítico da administração pública brasiliense. Com ênfase na valorização do serviço público, corte de privilégios e na eficiência fiscal, Grass destacou suas propostas prioritárias para três pilares fundamentais: saúde, educação e segurança pública.
Sociólogo, professor e ex-deputado distrital, o candidato chega ao segundo turno posicionando-se como a alternativa de ruptura com a atual gestão. Ao longo da sabatina, o candidato pontuou as diferenças entre sua trajetória e a de sua adversária, a candidata à reeleição Celina Leão (PP).
Ataque às filas
A crise na saúde pública foi um dos motes centrais da sabatina. Grass não poupou críticas à situação enfrentada pela população nas unidades de atendimento e hospitais do Distrito Federal.
“Não são mais pacientes, são sobreviventes. Gente que espera há mais de um ano para tratar câncer de pele, dois ou três anos para cirurgia de vesícula, quatro anos para quadril e joelho. Isso não foi feito em nenhum governo anterior; foi feito neste governo, de Celina e Ibanes [Rocha, ex-governador do DF]”, afirmou o candidato.
Para solucionar o colapso, o plano do petista prevê a retomada do comando central da saúde pelo governo, reestruturando a atuação dos Contratos de Gestão (OSs) que gerenciam unidades como o Hospital de Base e unidades de pronto atendimento (UPAs). O petista garantiu a permanência dos profissionais da ponta — enfermeiros, técnicos e médicos —, mas prometeu rigor e metas para a Secretaria de Saúde.
Leandro destacou proposta, como a redução drástica das filas com a implementação imediata de mutirões de exames, consultas e cirurgias eletivas. A entrega de infraestrutura parada, com a conclusão de hospitais e unidades de pronto atendimento que ficaram inconclusos, incluindo o Hospital Oncológico, o Hospital do Guará, o Hospital do Recanto das Emas e novas UPAs.
Grass defendeu ainda a ampliação de parcerias e recursos, incluindo o uso da rede privada ociosa para escoar a demanda reprimida e integração com os programas federais do Ministério da Saúde, como o Mais Especialistas e a telessaúde.
Valorização da educação
No Dia dos Professores, celebrado na data da sabatina, Grass aproveitou para reforçar suas origens na docência e contrapor sua visão educacional à da gestão atual, que, segundo ele, colocou o DF nas últimas colocações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O candidato defende uma reformulação profunda que coloque o estudante no centro do desenvolvimento econômico e social: “Eu proponho valorizar o professor e os profissionais da educação da carreira PPGG, implementar a escola em tempo integral e a escola profissionalizante, para que o estudante saia com uma certificação que já lhe permita ir para o mercado de trabalho.”
Questionado sobre a promessa de novos concursos públicos frente ao histórico de nomeações, Grass apontou que o entrave é puramente de gestão orçamentária e prioridade política. O plano do candidato para viabilizar as nomeações na educação e na saúde baseia-se em três frentes: redução de cargos comissionados excessivos na máquina pública; revisão de renúncias fiscais bilionárias concedidas a grandes empresas que geram poucos empregos, redirecionando os incentivos para pequenos e médios empreendedores locais; captação de recursos nacionais e internacionais para investimentos estruturais.
Tecnologia e segurança
No campo da segurança pública, o candidato do PT adotou um tom firme contra a criminalidade e propôs o uso da tecnologia na prevenção e no combate aos crimes patrimoniais e violentos.
Grass defende que a segurança “não se faz apenas com policiamento ostensivo tradicional, mas com inteligência descentralizada e suporte direto aos agentes de segurança”. “Bandido no Distrito Federal ou começa a parar de praticar crime, porque no meu governo não vai ter vida fácil. A tecnologia vai ser muito importante para pegar esses criminosos que roubam o celular e atentam contra a população.”
As propostas estruturais para a segurança incluem, a criação de centrais de monitoramento regionais, a instalação de centrais integradas em cada Região Administrativa (RA), agilizando a resposta imediata de batalhões e delegacias ao menor sinal de atividade criminosa.
Equipar os policiais com ferramentas modernas de investigação e o uso efetivo de câmeras de segurança operacionais, além da abertura de mesas permanentes de negociação para garantir recomposição salarial, reestruturação de quadros e o pagamento de cursos de capacitação em dia.
Diálogo
Ao final do encontro, Graz fez um apelo direto aos eleitores para o pleito marcado para o dia 25 de outubro. Para o candidato, a disputa do segundo turno ultrapassa as barreiras tradicionais entre esquerda e direita, polarizações partidárias ou bandeiras ideológicas.
“Esta não é mais uma campanha entre a direita e a esquerda, não é mais sobre PT ou PL. É sobre projetos e pessoas. Compara a história da minha adversária com a minha, veja quem é ficha limpa e quem não é, compare os programas: quem tem proposta para a saúde e quem destruiu,” concluiu o candidato.