Menu
Notícias

Rodrigo Maia diz que votação sobre Wilson Santiago será com ‘muita transparência’

Santiago foi suspenso do mandato no fim de 2019 pelo ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF)

Redação Jornal de Brasília

05/02/2020 18h15

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou há pouco que a votação da suspensão do mandato do deputado Wilson Santiago (PTB-PB) será feita nesta quarta-feira, 5, pelo plenário, com “muita transparência”. Maia afirmou que ainda decidirá quem será o relator.

Santiago foi suspenso do mandato no fim de 2019 pelo ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF). Cabe agora ao plenário confirmar ou não a medida. Ele é investigado na Operação Pés de Barro por suposto recebimento de propina em obra de uma adutora na Paraíba.

Maia disse que a votação deve terminar nesta quarta-feira. O presidente da Câmara disse que aguardará a formação de quórum qualificado na Casa para abrir os trabalhos. De acordo com Maia, a votação será aberta. “Cada deputado vai ter o direito de colocar a sua posição, já que não é um tema simples a ser votado”, declarou. Ele prosseguiu ao afirmar que Mello definiu a suspensão de Santiago de forma independente.

Maia afirmou que a assessoria da Casa analisa quantos votos serão necessários para a aprovação do afastamento do deputado do PTB da Paraíba. Segundo o presidente da Câmara, como não aconteceu nenhum tipo de votação de afastamento até hoje na Casa, em tese, seriam necessários 257 votos para a suspensão, como ocorre no caso de cassação de mandato. Mas, conforme Maia, a assessoria ainda analisa a questão. “O relator que vai dar o parecer vai ter o direito também de enfrentar esse problema”, acentuou, ao falar dos votos necessários.

 

Estadão Conteúdo 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado