Menu
JBr Saúde

JBr Saúde #023 – Transtorno alimentar: uma perigosa consequência de uma sociedade sem limites

Estamos vivendo um tempo em que a existência de limites é toda hora questionada

Redação Jornal de Brasília

12/08/2021 11h59

JBr Saúde

Estamos vivendo um tempo em que a existência de limites é toda hora questionada. “Você precisa expandir seus limites”, é uma frase comum em propagandas ou livros motivacionais. Mas esse é um tipo de mensagem perigosa. O ser humano é limitado, e ele precisa saber respeitar os seus limites. Não saber lidar com eles pode levar a transtornos compulsivos. E um desses transtornos mais perigosos é o transtorno alimentar, tema da edição desta semana do JBrSaúde.

Para falar do tema, o JBr Saúde convidou a psicóloga Heluane Peters, especialista no atendimento a pacientes com transtornos alimentares no Hospital de Base. “Estamos em uma sociedade em que os limites estão sendo vistos como uma coisa negativa”, alerta Heluane. “E isso é perigoso”.

Os transtornos alimentares, explica ela, decorrem exatamente de situações em que as pessoas ultrapassam esses limites. Ela explica a diferença que há entre dificuldades decorrentes de situações específicas dos transtornos propriamente dito. Uma situação específica de ansiedade, por exemplo, pode fazer com que a pessoa coma mais por um período. Mas essa não é uma situação crônica.
Em casos graves, por exemplo, de compulsão alimentar, Heluane já deparou com pacientes que chegam a comer papel e outros objetivos de forma compulsiva. Como se nem mesmo somente os alimentos pudessem satisfazer a compulsão.

Em alguns casos, ocorre a bulimia. A pessoa come compulsivamente e depois provoca seu próprio vômito. “No caso, ela aplica sobre ela duas situações de viés violento. O primeiro viés violento é quando come compulsivamente. O segundo quando provoca seu vômito”.

O JBrSaúde é uma parceria entre o Jornal de Brasília e o Imagem&Credibilidade. Vai ao ar todas as quintas-feiras, com apresentação de Estevão Damázio.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado