Menu
JBr Saúde

JBr Saúde #021 – Atenção para problemas oftalmológicos pós-covid-19

O JBrSaúde já abordou em outras ocasiões as sequelas que a doença provocada pelo novo coronavírus deixam no organismo dos pacientes. É a chamada síndrome pós-covid

Redação Jornal de Brasília

29/07/2021 12h42

JBr Saúde

Em vários sentidos, a pandemia da covid-19 tem sido um grande desafio. O JBrSaúde já abordou em outras ocasiões as sequelas que a doença provocada pelo novo coronavírus deixam no organismo dos pacientes. É a chamada síndrome pós-covid. Há diversos problemas físicos, cardíacos, neurológicos, entre outros, que podem decorrer da doença. E há problemas oftalmológicos também. E a necessidade desses cuidados é o tema do JBrSaúde de hoje, programa feito em parceria pelo Jornal de Brasília e o Imagem&Credibilidade, que vai ao ar todas as quintas-feiras, com apresentação de Estevão Damázio.

O programa desta quinta entrevista Francisco Porfírio, especialista em cirurgia de catarata e refrativa e presidente da Sociedade Brasiliense de Oftalmologia (SBrO). Ele aponta para a necessidade de se fazer check-up oftalmológico após a covid-19.

Há sequelas visuais que decorrem da doença, segundo ele. Desde fotofobia, ressecamento dos olhos e flutuação na refração até casos mais severos, como catarata, lesão na retina e remoção do globo ocular.

De acordo com Porfírio, as consequências da Covid-19 na saúde ainda não estão completamente esclarecidas em nenhum lugar do mundo. “Somente uma investigação por meio de exames e acompanhamento médico é capaz de identificar as sequelas, perceptíveis ou não, especialmente na área dos olhos”, diz ele.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado