Menu
JBr Literatura
JBr Literatura

JBr Literatura #008 – Entrevista com a escritora Larissa Araújo

Eita! Magazine, Fantastical Brazilian Tales Compendium

Gilberto Rios

14/04/2021 14h07

JBr Literatura

JBr Literatura

A nossa entrevistada de hoje é Larissa Araújo, formada em publicidade pela UNICAP – foi cofundadora da Fornalha Literária, empresa que tinha como objetivo atender autores independentes e editoras pequenas que necessitavam de auxílio na manutenção da sua imagem. Escreve poesia e ficção quando consegue, hoje é a responsável pelo Marketing e Comunicação da Eita!.

A revista Eita! Magazine chegou ao mercado internacional com a proposta de levar textos de autores brasileiros para o mundo. A equipe conta com tradutores, que traduzem gratuitamente os contos de autores brasileiros para o inglês, além de vários outros profissionais. A ideia é fazer com que os autores nacionais contemporâneos sejam conhecidos no exterior, através dessa nova porta para a literatura do Brasil. A Eita! #0 está à venda pela Amazon por R$24,99, e é completamente em inglês.

“A edição número 0 foi nosso teste e ficamos felizes em dizer que já temos leitores internacionais e apoiadores que estão financiando o projeto”, afirma a nossa entrevistada. Segundo ela, a revista conta com um sistema de patrocínio internacional, chamado Patreon, onde qualquer pessoa pode escolher apoiar um projeto na plataforma. Funciona de forma similar ao Catarse, sistema de financiamento coletivo brasileiro. Além dos quatro contos de escritores contemporâneos, a edição 0 ainda traz um conto inédito em inglês de Machado de Assis intitulado The Land of Chimeras (do português, “O país das quimeras”). Essa é a primeira tradução da obra para o público internacional.

E quem faz a Eita!?

A equipe é formada pelo corpo fixo de sócios, que hoje conta com sete pessoas. Também há a colaboração de voluntários de diversas regiões do Brasil. “Nosso principal objetivo é ser a ponte para o lançamento de autores nacionais no mercado literário internacional, autores de todas as regiões do Brasil, incentivando o consumo de literatura brasileira pelo público do exterior e levando o máximo de representatividade que conseguirmos. Para isso, temos uma equipe fixa e diversa, dos quais muitos já trabalhavam no meio editorial”, completa Larissa. Os autores da Eita! recebem direitos autorais pelos contos publicados e são divulgados nas redes sociais da revista. Os interessados podem se inscrever e submeter seu texto para publicação através de editais no site da revista, o próximo edital está previsto para acontecer entre junho e julho deste ano.

Confira a entrevista!

Mais informações:
https://www.eitamagazine.com/

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado