Menu
JBr Literatura
JBr Literatura

JBr Literatura #024 – Entrevista com a escritora Liana Farias

Prepara-se para uma jornada exploratória, como as de aventureiros e poetas

Gilberto Rios

25/08/2021 16h32

JBr Literatura

JBr Literatura

Prepara-se para uma jornada exploratória, como as de aventureiros e poetas. Daqueles que se aventuram a subir montanhas para descortinar o mundo e que por vezes aprendem a voltar para fora e reinventar paisagens. Uma narrativa sinestésica com envolvente diálogo entre palavras e desenhos que cutuca leitores de todas as idades. Os livros infantis podem ser vistos desta forma e como uma porta de entrada para o universo maravilhoso das crianças em contato com a leitura.

O mundo do faz-de-contas, do imaginário é extraordinário para o desenvolvimento da criança e para entendermos bem a importância dessa literatura na formação dos baixinhos, faz-se fundamentalmente olhar para a variedade de textos que a compõem: fábulas, contos de fadas, contos maravilhosos, mitos, lendas, adaptações de grandes clássicos da literatura mundial, parlendas, trava-línguas, adivinhas, além de textos autorais narrativos e poéticos. Temos, assim, um rico material repleto de histórias, memórias, diversidade cultural, fantasia, encantamento e valores humanos.

Adriana Leite e Liana Farias nos traz uma reflexão interessante para um dos órgãos do corpo humano o nosso umbigo. Esse buraco misterioso da nossa barriga que não leva a lugar nenhum. Não? As autoras nos presenteiam com a história de Rodrigo e o seu umbigo e dela chagamos a conclusão desse órgão tão misterioso e pouco falado do nosso corpo, elas revelam nesta divertida história que não é bem assim. Depois de uma viagem transformadora por dentro do próprio corpo, o Rodrigo vê, quando chega aos seus olhos, os amigos brincando lá fora. Do umbigo á descoberta do Outro, eis a trajetória do Rodrigo, que é a de todos nós.

Adriana Leite e Liana Farias mostram neste livro que sabe contar uma boa história unindo inteligência, surpresa e bom humor. História que ganha ainda mais encanto com as ilustrações luminosas de Lila Cruz.

Empatia sabe o que é? Para descobrir, você pode ir ao dicionário ou ler a aventura de Rodrigo Aos nossos leitores altinhos e baixinhos, recomendamos deixar o dicionário de lado e focar na leitura do livro “O Umbigo do Rodrigo”. O livro foi publicado com financiamento coletivo, e pode ser enviado para o Brasil e exterior. As autoras Adriana Leite e Liana Farias usaram a plataforma Benfeitoria, de financiamento coletivo, para a sua publicação.

Confira a entrevista com a Liana Farias!

O Umbigo do Rodrigo

Adriana Leite e Liana Farias – Independente

A trama do livro gira em torno de Rodrigo, um menino que desde a barriga da mãe não tirava o dedo do umbigo. Um dia de tanto cutucar, ele foi sugado para dentro do seu próprio corpo.

A história foi escrita há mais de 15 anos e saiu do papel no ano passado, para ganhar forma e cor nas ilustrações de Lila Cruz. De acordo com as autoras, o livro aborda a fase de transição das crianças, quando começam a descobrir o mundo para além delas. E, ainda, traz a importância da socialização das crianças para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, bem como o senso de coletividade e empatia.

“Com os avanços tecnológicos e a exacerbação do individualismo, cada vez mais frequente na sociedade, o livro trata de forma sutil essas questões e mostra também que existe um mundo lá fora repleto de experiências legais”, diz Liana Farias.

“Apresentar esse tema tão importante para as crianças ao mesmo tempo em que é desafiador, é mágico”, completa Adriana Leite.

O projeto foi lançado em agosto de 2020, e atingiu a primeira meta em menos de 24h. Já na primeira semana bateu a segunda meta, e nos dois meses de campanha ultrapassou a meta, recebendo R$ 20.380,00 em doações.

Foram 140 apoiadores no financiamento coletivo, que receberam o livro e outras recompensas. Todo o valor arrecadado foi utilizado para finalizar as ilustrações do livro, diagramação, produção, impressão e entrega dos exemplares.

Uma das recompensas permite o benfeitor presentear uma criança em situação de vulnerabilidade, e assim o livro foi distribuído também para bibliotecas e escolas públicas no Distrito Federal e de outros estados. As autoras fizeram um convite para que as pessoas indicassem instituições via Instagram.

Para os baixinhos segue um livro para colorir.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado