Menu
JBr News

Guerra no Oriente Médio: novo foco de polarização política no Brasil

Rodrigo Lima

03/03/2026 12h19

Foto: Evaristo Sá/AFP

Para o especialista em assuntos internacionais e pesquisador na Universidade de Helsinque, na Finlândia, Kleber Carrilho, a guerra no Oriente Médio, que envolve Estados Unidos, Israel e Irã não terá repercussões diretas no debate político brasileiro. Mas certamente terá repercussões simbólicas. O conflito deverá se estender por mais um tempo, com chances de se espalhar para outros países e regiões.

Com isso, deverá ser inevitável que os dois principais concorrentes na disputa eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) acabem se posicionando. E, quando se posicionarem, os dois acentuarão a polarização política no debate.

Porque Lula deve seguir a posição diplomática brasileira de condenar esse tipo de intervenção militar de grandes potências. E Flávio manterá o alinhamento que seu grupo, a direita, já tem com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e com Israel. As repercussões da guerra na política brasileira são o tema do JBrNews de hoje. Com Rudolfo Lago.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado