Menu
JBr News

Brasil e EUA conversam. E Bolsonaro nem deve entrar na pauta

Rodrigo Lima

16/10/2025 14h42

Foto: Angela Weiss e Mandel Ngan/AFP

Acontece na tarde desta quinta-feira (16) a primeira conversa formal entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos. O ministro de Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, se encontra em Washington com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.

A reunião é consequência do encontro que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), quando, segundo Trump, rolou “uma química” entre os dois. Depois disso, Trump telefonou para Lula e os dois conversaram por 30 minutos. Depois, Rubio e Vieira também se falaram por telefone, e agora acontece a primeira reunião formal.

Temas como os interesses da China no continente sul-americano, o uso do dólar como moeda comercial do Brics e a regulação das big techs deve estar na pauta. E a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro, que teria sido o mote inicial do tarifaço? Nada indica que isso será conversado. Bolsonaro parece ter sido somente um pretexto para Trump negociar realmente aquilo que lhe interessava. É a análise de Rudolfo Lago no JBrNews de hoje.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado