Menu
Bio sem Neura

Don’t Look Up: Qual é o plano para lidar com asteróides e cometas?

Philip Ferreira

14/01/2022 12h52

É compreensível que o pensamento de um cometa exterminando toda a vida na Terra possa ser uma preocupação extra que você simplesmente não precisa agora.

Mas se você assistiu ao filme da Netflix, Don’t Look Up, pode ser difícil tirar o pensamento de sua mente.

É um enredo popular de Hollywood, mas os cientistas espaciais dizem que também é um cenário da vida real para o qual a raça humana precisa estar preparada.

Nós também?

Asteroides que matam planetas impactam a Terra a cada 50 milhões de anos.

O último impactou 65 milhões de anos atrás, então você pode dizer que estamos 15 milhões de anos atrasados ??para outro.

Cometas e asteróides orbitam o sol. A diferença entre os dois é que os cometas são feitos de gelo e poeira, enquanto os asteroides são rochas sólidas.

Em novembro, uma espaçonave foi lançada em uma missão para testar a tecnologia que poderia um dia tirar um asteroide perigoso do curso.

O ‘Dart’ da NASA (Teste de Redirecionamento de Asteróides Duplos) está a caminho de um par de asteróides que orbitam um ao outro.Ele vai colidir com o menor dos dois asteróides.

Dart deve atingir sua meta em setembro, quando “telescópios poderão ver quanta energia é necessária para desviar a órbita do asteroide” em torno de seu companheiro maior.

Felizmente para nós, é apenas um experimento e não um plano para salvar o mundo, mas se for bem sucedido, pode ajudar a projetar futuras missões para outros objetos em curso para o nosso planeta.

Se movermos um asteroide um pouco em sua órbita quando estiver longe, ele errará a Terra por km.

Este método de desviar um asteróide é conhecido como a técnica do impactor cinético. No entanto, há todos os tipos de outros esquemas que foram discutidos.

Outra envolve pintar um lado do objeto de branco, deixando o outro lado “muito, muito escuro: o branco reflete o sol e o preto o absorve, então ele mudará a maneira como ele gira e se move”, potencialmente direcionando-o para longe da terra.

Os fãs de filmes dos anos noventa, como Armageddon e Deep Impact, também estarão familiarizados com a ideia de tentar destruir um asteróide ou cometa detonando uma bomba.

Apesar da ameaça ser real, Monica diz que não há necessidade de entrar em pânico… ainda.

Cientistas e engenheiros estão fazendo o melhor que podem. Então, acho que está sendo feito o máximo possível no momento – não se preocupe.

Este não é um sinal para começar a comprar macarrão e acumular rolos de papel higiênico.

Se e quando isso acontecer, haverá muito aviso, e tudo será tentado antes de chegarmos a um estágio em que tenhamos que entrar em pânico.

Não devemos ficar muito satisfeitos, devemos continuar procurando.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado