Menu
Bio sem Neura

Bio sem Neura #053 – Transfusão de plasma

Esse procedimento consiste na transfusão do plasma de sangue,a parte líquida dele,de um paciente curado para um indivíduo infectado

Philip Ferreira

14/03/2021 16h02

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou recentemente uma nota técnica para orientar pesquisadores e médicos sobre o uso de plasma convalescente como tratamento experimental para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Esse procedimento consiste na transfusão do plasma de sangue,a parte líquida dele,de um paciente curado para um indivíduo infectado.

No Brasil, tais pesquisas não necessitam de aprovação da Anvisa para serem conduzidas. Os estudos seguem as regras de outras instituições (Comitês de Ética em Pesquisa, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e Conselho Federal de Medicina).

O que a agência decidiu fazer, devido à urgência em encontrar uma forma de combater a Covid-19, foi criar um documento com orientações para que o plasma convalescente seja utilizado nos testes clínicos com os devidos cuidados e controles.

Para saber mais, assista ao vídeo do Bio Sem Neura com o @philipbio

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado