Menu
Bio sem Neura

Bio sem Neura #049 – Distúrbios alimentares

Os transtornos alimentares afetam de 1 a 5% da população e podem causar até mesmo a morte

Philip Ferreira

26/01/2021 14h37

Os transtornos alimentares afetam de 1 a 5% da população e podem causar até mesmo a morte. Os principais distúrbios deste tipo são a anorexia e a bulimia. Apesar de parecidos, ambas as condições possuem características específicas. Quer saber as principais diferenças entre bulimia e anorexia?

Em primeiro lugar é preciso esclarecer que tanto a anorexia nervosa como a bulimia são caracterizadas pelo impulso supervalorizado para a magreza, causando uma desordem no comportamento alimentar. A principal diferença entre os diagnósticos é que a anorexia envolve uma perda de peso significativa, enquanto que pacientes com bulimia, geralmente possuem peso normal ou acima.

Outro fato que diferencia estes transtornos é que a bulimia possui um certo ciclo: dieta, compulsão alimentar e uma espécie de autopunição para evitar ganho de peso, como indução do vômito, bem como uso de diuréticos ou abuso de laxantes. Já na anorexia, o paciente tende a ter uma ingestão muito baixa de calorias, sempre achando que ainda não foi possível atingir o peso ideal, formando uma imagem corporal distorcida.

Para saber mais assista ao vídeo do Bio Sem Neura com o @philipbio

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado