Menu
JBr News

Antonio José Seguro em Portugal: semelhanças e diferenças com o Brasil

Rodrigo Lima

10/02/2026 11h57

Foto: Reprodução

A esquerda brasileira, aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, animou-se com a vitória do socialista Antonio José Seguro como presidente de Portugal. Quem sabe ventos de mudança no mundo que poderiam chegar por aqui. Mas a verdade é que Seguro pode ter representado em Portugal algo que no Brasil já aconteceu em 2022.

Lá, ele era agora a garantia de moderação, de algo seguro como seu sobrenome contra algo incerto, que seria representado por seu adversário na disputa, o ultradireitista André Ventura, do Chega. Parecido com Lula em 2022, que se apresentou como uma opção mais segura diante dos riscos de ruptura democrática com Jair Bolsonaro.

Assim, em 2022, os moderados uniram-se a Lula, como agora fizeram os moderados em Portugal em torno de Seguro. Nestas eleições brasileiras de 2026, porém, o cenário pode ser outro: todos os adversários de Lula na disputa colocam-se mais à direita, e tendem a se unir contra ele num eventual segundo turno. É o que analisa Rudolfo Lago no JBrNews de hoje.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado