A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu um grande passo para a descontinuidade da internet 2G e 3G em território brasileiro e está incentivando todas operadoras de todo país para fortalecerem o sinal 5G.
A agência enxerga a decisão como um grande salto para a conectividade. A intenção é para que haja modernização do mercado de rede móvel e também uma gestão mais eficaz do espetro radioelétrico.
O fim esperado pela Anatel é que apenas aparelhos compatíveis com as redes 4G e 5G possam ser comercializados no país no futuro próximo e espera o apoio das operadoras e também de influenciadores.
As redes 2G e 3G são consideradas ineficientes quando se trata do uso do espetro e algumas empresas ainda dependem da conectividade nessas redes. Esse é um fator que dificulta para que tenha a descontinuidade dessas conexões.
O processo de consulta pública da Anatel ficará aberto por 70 dias, permitindo contribuições de diversos setores. Após o período, serão agendadas novas discussões para que seja tomada uma decisão final.