Menu
Cinema com ela
Cinema com ela

Saiba quais filmes têm envelhecido bem em Hollywood

Arquivo Geral

19/07/2018 10h10

Há quem diga que a única coisa que “quanto mais velho melhor” é o vinho. Porém, esse é um ditado que pode ser aplicado ao cinema. Ainda mais quando novas obras são lançadas e as mais antigas servem de parâmetro. Batman – O Caveleiro das Trevas, que estreou em julho de 2008, é um deles. Por isso, escolhi alguns títulos que envelheceram tão bem quanto as bebidas de grandes adegas.

Wall-E

É quase pleonasmo quando se diz “Pixar é talentosa”. Mesmo assim, em 2008 o estúdio elevou a qualidade de animações à outro nível. Vamos citar os elementos que fizeram desse filme um clássico: 1) Animação direcionada para o público infantil com 45 minutos de cenas mudas. 2) Retratar um apocalipse com delicadeza. 3) Conseguir encantar adultos com suas discussões sobre a solidão e imaginação.

Não é sempre que um estúdio de animação consegue fazer isso todo ano, certo? Por esses motivos é sensato dizer que o décimo longa-metragem da Pixar tem envelhecido bem porque em apenas 10 anos de existência, a temática sustentável ainda é pauta mundial. Em outros termos, atemporal.

Wall-E, animação revolucionária da Pixar

Batman – O Cavaleiro das Trevas

Há 10 anos Christopher Nolan lançou Batman – O Cavaleiro das Trevas. Película responsável por atingir o ápice das adaptações de quadrinhos. Como citei brevemente, alguns filmes servem de exemplo para comparações. A sequência de Batman Begins é uma delas. A maior relevância deste filme é como ele conseguiu reformular um vilão no imaginário coletivo. E como isso serve de base para diversos roteiristas das adaptações atuais. Sem a concepção de Nolan, seria muito difícil de enxergar personagens menos maniqueístas. 

Heath Ledger como Coringa. Recriação definitiva do vilão.

Outra grande sacada do diretor foi a utilização de efeitos práticos nas cenas de ação. Elemento técnico que também serve para analisar se um filme envelheceu bem ou não. Felizmente, o diretor este método mais arcaíco  em prol do universo realista iniciado em 2005. Se existe algum efeito CGI, ele é mínimo em Batman – O Cavaleiro das Trevas. 

O Curioso Caso de Benjamin Button

Surpreendentemente, David Fincher abandonou a seção de suspenses para dirigir um projeto aceitável pelo Oscar. O Curioso Caso de Benjamin Button é o oposto do longa acima em termos técnicos e, obviamente, em gênero também. Para mostrar o rejuvenescimento de Brad Pitt, os efeitos especiais (ou a captura de movimentos) continua assombrosa, se tornando acrônico.

Brad Pitt no filme O Curioso Caso de Benjamin Button. Efeitos especiais ainda impressionantes após uma década de lançamento

Donnie Darko 

Não existe filme mais intrigante que ainda rende discussão nos tempos de internet como Donnie Darko. Lançado em 2001, a classificação deste longa é: a fusão entre os conceitos de David Lynch (do surreal A Cidade dos Sonhos) e John Hughes (da comédia Curtindo a Vida Adoidado). E talvez seja por isso que este filme de Richard Kelly tenha sobrevivido ao tempo. Além disso, a genialidade do diretor de nunca revelar os verdadeiros significados do filme o deixa ainda mais especulativo.

Donnie Darko e o seu legado de especulações na internet

 

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado