Menu
Gastronomia

Você sabe o que é um Chivito?

Guilhermo Quintana, Chef do Restaurante Las Brisas, do Enjoy Punta del Este, conta a história por trás do Chivito, tradicional lanche uruguaio

Redação Jornal de Brasília

10/06/2020 12h44

Chivito

O nome pode soar estranho para nós, brasileiros, mas o Chivito é um clássico sanduíche uruguaio que nunca sai de moda. Preparado com basicamente tudo dentro, carne bovina, queijo, presunto, maionese, alface, tomate, bacon, pimentão, azeitonas… e o que mais estiver ao alcance do chef na hora do preparo, este icônico lanche é um verdadeiro sucesso de vendas entre uruguaios e turistas. Mas como ele surgiu?

O Chef Guilhermo Quintana, do Restaurante Las Brisas, do Enjoy Punta del Este, recorda que o lanche foi criado por acidente, em meados da década de 40, pelo proprietário do restaurante Mejillón Bar, Antonio Carbonaro.

“Segundo arquivos da época, o Chivito foi um improviso para atender a uma turista argentina que havia pedido carne de cabrito. Mas como esse tipo de carne não era muito comum no Uruguai, Antonio resolveu preparar um sanduiche especial com carne bovina e uma série de ingredientes. A receita pegou e desde então o lanche passou a ser vendido”, conta Quintana, que também serve Chivito no Restaurante Las Brisas, do Enjoy Punta del Este.

Segundo relatos da imprensa uruguaia da época, a receita de Antônio chegou a vender mais de 1.000 chivitos por dia, especialmente para atender os jogadores que saiam dos cassinos.

Hoje, quase 80 anos depois da invenção do Chivito, o sanduíche ainda é servido em todo o Uruguai e é um verdadeiro sucesso de vendas. Mas o seu modo de preparo varia de lugar para lugar. Ora com ingredientes diferentes ou modo de preparo alternativos.

O preparo mais comum, utilizado pelo Chef Quintana no Las Brisas, aliás, leva bife na chapa, bacon, presunto, mozarela, alface, tomate, ovo cozido, maionese, azeitonas e pão. A iguaria também acompanha fritas.

Além do Restaurante Las Brisas, do Enjoy Punta del Este, outros empreendimentos da região também servem um excelente Chivito.

Chivito do Restaurante Las Brisas, do Enjoy Punta del Este. Foto: Divulgação

Confira a onde comer:

– Las Brisas / Blend Bar, do Enjoy Punta del Este
Endereço: Parada 4 Playa Mansa, Rambla Claudio Wiliman, 20100 – Punta del Este, Departamento de Maldonado, Uruguai.

– La Huella
Endereço: Playa Jose Ignácio, 20402, José Ignácio – Uruguai

– Las Delices
Endereço: 29 – Las Gaivotas, 20100 – Punta del Este, Departamento de Maldonado, Uruguai.

– Chiviteria Marcos
Endereço: Juan Gorlero 535, 20100, Punta del Este, Maldonado.

– La Pasiva
Endereço: Juan Gorlero, 20100 Punta del Este, Uruguay

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado