Menu
Prazeres do vinho

Casais que degustam vinhos juntos são mais felizes

Pesquisa realizada pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, revela que casais que degustam vinhos juntos são mais felizes

Dai Teixeira

09/10/2020 11h23

Quando um casal reserva algum tempo durante a semana para dividir algumas taças de vinho, é sinal de que prezam por ter um tempo de qualidade, reservando esses momentos para bater papo sobre assuntos aleatórios e leves, em vez de apenas conversarem sobre temas relacionados a rotina e ao dia a dia. Esse bom hábito desenvolve entre eles um grau maior de intimidade e entendimento no relacionamento. Dessa forma, casais que bebem vinho juntos, na prática, se dão melhor que casais que não tomam vinho ou que fazem isso separado um do outro.

Embora seja muito bom que cada um tenha seus hobbies pessoais, é essencial que os casais encontrem algo para desfrutar a dois. É importante que ambos façam dessa escolha parte de sua rotina e, o mais importante, que se divirtam e passem bons momentos juntos.

De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, casais que bebem ao menos uma garrafa de vinho por semana são mais felizes que os abstêmios. Os pesquisadores entrevistaram 1500 casais sobre felicidade no relacionamento e o consumo da bebida e concluíram que as mulheres que bebem com os maridos ao menos um dia por semana têm quatro vezes mais chances de estarem satisfeitas com o casamento, se comparadas às que não bebem. Já para os homens, a chance é três vezes superior a quem nunca bebe vinho com a parceira.

Natália Fiqueira e Rogério Martins – Um caso real

O depoimento da Dra. Natália Figueira, primeira mulher a me procurar para fazer o ‘Curso de Vinhos Para Casais’, é um excelente exemplo para ilustrar nosso tema de hoje.

“Eu e meu esposo sempre compartilhamos de um bom vinho, mas queríamos também aprender mais sobre os tipos de uvas, como escolher, como degustar, como fazer escolhas certeiras para algumas ocasiões. E o curso de vinhos veio nos trazer um conhecimento maior na área. Agora todas as vezes que vamos degustar uma taça colocamos as lições aprendidas em prática. Ah!… também se o vinho combina mais com tal entrada, prato ou até mesmo com a sobremesa, já até ensinamos algumas coisinhas para os outros casais de amigos, que também já estão procurando se aprofundar mais no assunto. Sempre digo: Com o passar dos vinhos os anos ficam melhores e mais felizes. Valeu muito a pena e indico o curso de vinhos para casais de olhos fechados”.

Portanto, se você e seu parceiro ou sua parceira querem aprimorar a comunicação diária, experimentem fazer cursos de vinhos juntos, comprar uma garrafa de um bom vinho e dividir algumas taças desse néctar. Além de saborearem ótimos momentos, vocês vão perceber uma melhora significativa na qualidade do relacionamento. Se possível, compartilhe o vinho com uma das refeições do dia. E, realmente, desfrutem da companhia um do outro. Não se limite apenas a sentar e ficar com o celular na mão o tempo todo. Prestem atenção um no outro, perguntem como foi o dia, proponham planos para o fim de semana e coisas do tipo. Passar um tempo de qualidade com o seu companheiro ou companheira sempre é uma ótima ideia.

“O vinho alegra o coração do homem, e a alegria é a mãe de todas as virtudes”. Goethe

Pessoal lembrando que tudo na vida deve ser feito com equilíbrio, não estou sugerindo que as pessoas devam beber mais. O que quero dividir com vocês é que os casais que fazem mais atividades de lazer juntos, certamente têm uma melhor qualidade no relacionamento conjugal. Segundo a pesquisa aqui citada, os casais mais felizes foram os que bebiam moderadamente. Os pesquisadores ainda não conseguem justificar qual a relação entre o vinho e a felicidade, mas convenhamos: Beber vinho com quem você gosta, é sempre bom.

Quer saber mais sobre o universo dos vinhos? Clique aqui

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado