Menu
Gastronomia

Nadal vence Federer e conquista o bi em Roland Garros

Arquivo Geral

11/06/2006 0h00

Visto como o novo rei do saibro, o espanhol Rafael Nadal conquistou o bicampeonato em Roland Garros, neste domingo, superando o suíço Roger Federer na final. A vitória veio de virada com direito a tie-break no último set. O espanhol fechou o jogo com 3 sets a 1, parciais de 1/6, 6/1, 6/4 e 7/6 (7-4). O resultado desta tarde foi seu 60º triunfo seguido no saibro.

Federer começou o duelo controlando a partida, enquanto Nadal parecia estar fora de seu ritmo tradicional. Com 59 vitórias consecutivas no saibro, o espanhol tornara-se uma vítima fácil para o número 1 do mundo, que ia tirando vantagem das dificuldades do adversário.

O suíço fechou o primeiro set em 6/1, em 37 minutos de jogo. Para garantir o placar, ele salvou dois break points e construiu uma vantagem de 5-0 sobre o espanhol. Nadal, que tinha 14 vitórias consecutivas em Roland Garros e vencera a edição passada do torneio ainda teve cinco break points, mas não conseguiu aproveitá-los.

Depois do intervalo, contudo, ele voltou à quadra com outra postura. Quebrou o serviço de Federer no segundo game com um poderoso backhand e entrou de vez no ritmo, mesmo tendo problemas físicos. Com 3-0 no marcador, ele pediu assistência médica porque estava com bolhas no pé. Apesar disso, ele conseguiu mais uma quebra em cima de Federer, fechando a parcial em 6/1 com 32 minutos de confronto.

Até este jogo, Nadal tinha uma aproveitamento de cinco vitórias e apenas uma derrota para o suíço. Federer vinha de sete vitórias em finais de Grand Slam, incluindo os títulos em Wimbledon e no Aberto dos Estados Unidos do ano passado e no Aberto da Austrália deste ano. O tropeço frente ao espanhol impediu-o de tornar-se o sexto tenista da história a vencer quatro Grand Slam consecutivos.

No terceiro set, a briga ficou mais acirrada. Em quase uma hora de confronto, 55 minutos, Nadal conseguiu virar a situação e ficou em vantagem após vencer a parcial por 6/4. No último set, Nadal precisou vencer o tie-break para fechar por 7/6 (7-4).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado