Menu
Gastronomia

Nadal derrota Baghdatis chega à final de Wimbledon

Arquivo Geral

07/07/2006 0h00

Depois de chegar sem alarde e de conquistar vitórias suadas nas primeiras rodadas, o espanhol Rafael Nadal embalou e, nesta sexta-feira, conseguiu o que parecia impossível há duas semanas: chegar à final do torneio de Wimbledon, em Londres. O feito foi conseguido, agora há pouco, com uma aula de tênis sobre o cipriota Marcos Baghdatis e o placar de 3 sets a 0, parciais de 6/1, 7/5 e 6/3.

Nadal faz, assim, exatamente o que Federer havia feito no saibro, ou seja, obter sucesso num piso em que antes não se dava tão bem. Mais do que isso, leva a Wimbledon um duelo que já pode ser considerado como o maior dos últimos anos e que repetirá exatamente a decisão de Roland Garros.

Estarão frente a frente dois tenistas que reescrevem a história do tênis. Mas ao contrário do último Grand Slam, desta vez Federer joga em seu piso predileto e chega à final com marca recorde de 47 vitórias seguidas. Há um mês, Nadal atuou na quadra favorita e também vinha com o recorde no saibro.

Nadal pode ir ainda mais longe no domingo. Se vencer, será o primeiro tenista desde Bjorn Borg a faturar os dois Grand Slam no mesmo ano. O sueco conseguiu isso em 1980. Ele também já repete Andre Agassi em 1999, último jogador a vencer Roland Garros e chegar à decisão do torneio inglês de forma consecutiva.

Se levantar a taça no jogo do domingo, o tenista de 20 anos dará a Espanha sua segunda conquista na competição. A outra veio há exatos 40 anos, com Manuel Santana.

Para chegar à decisão, Nadal veio por um caminho menos perigoso que Federer e ainda precisou se superar em confronto de segunda rodada. Nele, virou contra o norte-americano Robert Kendrick após estar com 2 a 0 de desvantagem. Justamente após este duelo, embalou e não perdeu mais sets.

Contra Baghdatis, tenista que tentava repetir a final do Aberto da Austrália, em janeiro, quando perdeu justamente para Federer, foi muito superior. Logo no primeiro set, conseguiu duas quebras para fechar em 6/1. No segundo, perdeu chances de pular à frente no início, mas obteve a quebra no 12º game.

A terceira parcial foi bastante equilibrada até o meio, quando o espanhol abriu vantagem de 4/1. O cipriota ainda teve break points no 2/4, mas desperdiçou. Sempre concentrado e vibrando ao seu estilo, o número dois fechou a vitória três games mais tarde. Ao final, ajoelhou-se na quadra e pôs as mãos na cabeça, sinal de que ainda não havia absorvido a conquista.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado