Menu
Brasília

Mercado Evolua propõe lixo zero e consumo consciente

Luciana Barbo

26/08/2019 11h24

Atualizada 07/01/2020 1h15

O ato de empreender não é mais o mesmo. Há alguns anos, não somente o segmento de alimentação fora do lar testemunha uma renovação. Quem tem ou se propõe a ter um negócio quer oferecer mais do que produtos e serviços. Desejam ainda ter um propósito, levantar uma bandeira e fazer a diferença para seus consumidores e o meio ambiente. 

 Donas do bar Pinella, Marta Luizzi e Flávia Attuch tomaram para a si a missão de tornar a sua empresa sustentável. Para isso, adotaram várias práticas como a abolição de canudos (antes mesmo de a lei entrar em vigor), de garrafas long neck, redução do desperdício, coleta seletiva de resíduos e preferência por produtores locais.

A pesquisa para que isso acontecesse, levou as duas a mudarem seus próprios hábitos diários e a dificuldades para encontrar tudo o que precisavam em um mesmo lugar. Daí, surgiu a ideia de criar um mercado completo que incentivasse as pessoas a produzirem menos lixo no seu dia a dia e a consumirem de forma mais consciente.

O que tem lá

Assim nasceu o Evolua, que reúne diversos itens, desde alimentos in natura, outros já manipulados, utensílios e até mesmo itens de higiene pessoal e limpeza. Mais do que oferecer verduras e legumes orgânicos de pequenos produtores e insumos do cerrado, como a baunilha dos Kalunga, a pimenta macaco e a castanha de pequi, a loja é ponto de entrega de duas Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSAs), a JK e a Pé na Terra.

Também é ponto de venda dos excelentes queijos e leites da Fazenda Roncador, Cabra Chique e Deleite, localizadas aqui mesmo no DF. Os cereais são vendidos a granel e as embalagens para armazená-los (vidros, saquinhos de papel) podem ser compradas lá mesmo ou levadas de casa.

Há ainda uma variedade grande de potinhos, garrafas, copos e marmitas para levar comida e bebida para o trabalho ou escola. Assim como canudos e metal. A regra para ocupar essas gôndolas é que o produto seja reciclável, compostável ou reutilizável.

Pasta de dente não abrasiva, sabões elaborados com ingredientes naturais e outros artigos de higiene pessoal, assim como lava roupas e detergentes com maior rendimento e menor uso de água para o enxágue também estão por lá.   

Para arrematar, a loja conta ainda com uma cafeteria. Os grãos são selecionados pela turma do Los Baristas e a extração abre mão de máquinas para dar a vez a métodos manuais como o filtrado na Hario V60. Para comer, tem desde salgados com massa integral, bolos e cookies.

A loja também é ponto de coleta de garrafas, papeis e outros resíduos.

Serviço:

Evolua Mercado Sustentável
CLN 409, bloco A, loja 3.
Telefone: (61) 99329-1874.
Funciona de segunda a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado