Menu
Gastronomia

Kuznetsova vira jogo praticamente perdido e vai à final em Paris

Arquivo Geral

08/06/2006 0h00

A russa Svetlana Kuznetsova é finalista em Roland Garros. Hoje, a cabeça-de-chave oito da competição venceu a tcheca Nicole Vaidisova de virada, parciais de 5/7, 7/6 (7-5) e 6/2, e alcançou sua terceira final na temporada e a primeira no tradicional saibro francês.

Campeã do Aberto dos Estados Unidos em 2004, a tenista de 20 anos busca seu segundo título de Grand Slam na carreira. Ao todo, já faturou seis títulos como profissional, o último deles em abril, quando bateu a compatriota Maria Sharapova na decisão do Torneio de Miami – na ocasião, eliminou ainda estrelas como Martina Hingis e Amelie Mauresmo.

Vaidisova também buscava seu sétimo título na carreira e o segundo do ano – venceu o Torneio de Estrasburgo, na semana anterior ao início de Roland Garros. Com o resultado desta quinta, a jovem perdeu uma invencibilidade de dez jogos e agora está em desvantagem no confronto direto contra Kuznetsova: 2 a 1 para a russa. Foi o primeiro encontro entre elas no saibro.

Ex-número quatro do mundo, Kuznetsova vem se recuperando após a temporada ruim em 2005, quando disputou apenas uma final e despencou no ranking mundial, terminando o ano na 18ª posição. Nesta temporada, porém, a russa soma 34 vitórias e nove derrotas em 11 torneios disputados.

Kuznetsova não encontrou adversárias muito complicadas para chegar à semifinal em Paris. No entanto, precisou de três sets para eliminar a chinesa Na Li, a italiana Francesca Schiavone (cabeça-de-chave nove) e a compatriota Dinara Safina (cabeça 14). Nesta quinta, contra a cabeça-de-chave 16, não foi diferente.

Após perder o primeiro set por 7/5, Kuznetsova esteve muito perto da eliminação quando Vaidisova abriu 5/3 e sacava para a vitória. Mas a russa teve uma reação espetacular, quebrou o saque da rival, confirmou seu serviço na seqüência e, mais tarde, levou a melhor no tie-break.

A tcheca sentiu o golpe e Kuznetsova aproveitou para iniciar o terceiro set atropelando. Logo de cara, conseguiu uma quebra. No terceiro game, novamente impediu Vaidisova de confirmar seu saque e, na seqüência, abriu 4/0.

A partir daí, foi só confirmar seus dois serviços posteriores e comemorar a passagem para a decisão, na qual enfrentará Justine Henin-Hardenne, que bateu a compatriota belga Kim Clijsters.

Kuznetsova fez um jogo muito mais conservador do que Vaidisova, tanto que conseguiu bem menos winners que a rival (26 contra 54). Para sua sorte, porém, a tcheca errou mais do que acertou: foram 47 erros não-forçados contra apenas 19 da russa. Vaidisova ainda cometeu seis duplas faltas, enquanto Kuznetsova cravou oito aces.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado