Menu
Gastronomia

Federer vai à final pela primeira vez em Roland Garros

Arquivo Geral

09/06/2006 0h00

Paris (França) – O suíço Roger Federer, finalmente, vai disputar uma decisão de Roland Garros. Nesta sexta-feira, o número um do mundo avançou à final da competição após o abandono do argentino David Nalbandian, cabeça-de-chave três em Paris, por mal-estar. O jogo estava empatado em 1 set a 1 (3/6 e 6/4) e Federer vencia a terceira parcial por 5/2.

Essa é a primeira vez que o suíço disputa o título do saibro francês, único dos quatro Grand Slams que ele ainda não conquistou. Federer jamais foi derrotado em uma final na série mais importante do circuito – foram sete decisões e sete títulos.

Atual campeão de Wimbledon (2005), do Aberto dos Estados Unidos (2005) e do Aberto da Austrália (2006), Federer está a um jogo de completar o “Petit Slam” (conquista dos quatro Grand Slam em seqüência, mas não no mesmo ano). Apenas cinco tenistas na história conseguiram o feito: Andre Agassi, Rod Laver, Don Budge, Roy Emerson e Fred Perry.

Na vez em que chegou mais perto desse feito, que não acontece desde 1968, Federer ganhou na Austrália, nos Estados Unidos e em Wimbledon, em 2004. Faltou Roland Garros, em que foi barrado na terceira rodada pelo brasileiro Gustavo Kuerten.

O suíço também ampliou para 27 o número de vitórias seguidas em Grand Slam, dois a mais que Pete Sampras e Jimmy Connors e dois a menos que o líder da estatística, Rod Laver. Na temporada, já são 43 triunfos e apenas três derrotas – as três diante do espanhol Rafael Nadal, nas decisões de Dubai, Roma e Monte Carlo.

Nadal, aliás, deve ser o grande obstáculo de Federer na busca pelo 38º título da carreira e o quinto neste ano. O atual campeão de Roland Garros, invicto a 58 partidas no saibro (recorde na história do tênis), disputa uma vaga na decisão contra o croata Ivan Ljubicic.

Nesta sexta, Federer enfrentou um dos poucos tenistas do circuito que têm vantagem sobre ele no confronto direto – agora, são seis vitórias para Nalbandian contra cinco do suíço. Para conseguir o triunfo, no entanto, Federer teve de suar bastante.

Nalbandian começou ditando o ritmo da partida e mostrando um bom aproveitamento no saque – 67% no primeiro serviço, dos quais 86% foram convertidos em pontos. Federer, por sua vez, cometeu nove erros não-forçados e cedeu quatro oportunidades de quebra para o argentino, que aproveitou duas e fechou o set em 6/3.

O suíço se recuperou no segundo, encaixou mais bolas vencedoras (15) e acertou 10 de 23 bolas de devolução. Com isso, quebrou o serviço do rival duas vezes e, apesar de sofrer uma quebra, fechou a parcial em 6/4.

Na terceira parcial, Nalbandian começou a se sentir mal e facilitou a vida de Federer. Com uma aparente dor de estômago, o argentino pediu atendimento médico quando perdia por 3/2, mas agüentou apenas mais dois games em quadra.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado