Menu
Gastronomia

Federer terá chave dura na Inglaterra

Arquivo Geral

23/06/2006 0h00

Não poderia ter sido pior o sorteio da chave de Wimbledon para o suíço Roger Federer. Para buscar seu quarto título consecutivo no Grand Slam inglês, disputado em quadras de grama, o número um do mundo terá que superar rivais de nome e que normalmente se dão bem em quadras rápidas.

É o caso de seu primeiro adversário, o jovem francês Richard Gasquet. O tenista de 20 anos vem em fase ascendente depois de uma série de contusões – que o fizeram despencar para a 66ª colocação no ranking – e busca nesta semana o segundo título consecutivo no torneio de Nottingham, também realizado na grama.

Além disso, Gasquet já venceu Federer uma vez, no saibro. O duelo aconteceu no ano passado, nas quartas-de-final do Masters Series de Monte Carlo. Ainda em 2005, o suíço deu o troco na decisão do Masters Series de Hamburgo e, neste ano, os dois voltaram a jogar, desta vez na grama de Halle, com vitória suada do número um por 7/6 (9-7), 6/7 (7-9) e 6/4.

Apesar da dificuldade, Federer é amplamente favorito por atuar no piso que mais gosta. O tenista defende uma série de 41 vitórias na superfície, marca conseguida apenas por Bjorn Borg, e se isola se passar da primeira fase. Caso supere Gasquet, terá pela frente o vencedor do duelo entre o britânico Tim Henman, quatro vezes semifinalista de Wimbledon, e o sueco Robin Soderling.

Já nas oitavas, os adversários também devem ser perigosos, Os mais cotados a chegarem até lá são o alemão Tommy Haas, um dos melhores da temporada no piso rápido, e o tcheco Thomas Berdych, que foi derrotado por Federer em três sets na final de Halle, no último final de semana. Nas quartas, outra possível pedreira: o croata Mario Ancic, cabeça 7 e semifinalista do Grand Slam há dois anos.

Nadal tem estréia tranqüila

Ao contrário do líder do ranking, o espanhol Rafael Nadal, número dois do mundo, tem um caminho mais tranqüilo. O bicampeão de Roland Garros, que, como mesmo afirmou, chega em Wimbledon para ganhar experiência, enfrenta na primeira rodada o inexpressivo britânico Alex Bogdanovic. O único temor do espanhol pode ser Andre Agassi, possível adversário na terceira rodada.

Nas quartas, Nadal pode ter pela frente o croata Ivan Ljubicic, grande sacador e sempre uma ameaça na grama. O cabeça 5 tem pedreira pela frente na estréia: enfrenta o espanhol Feliciano Lopez. Já Lleyton Hewitt, sexto favorito e campeão em 2002, estréia contra Filippo Volandri, enquanto Andy Roddick, cabeça 3 e atual vice, começa contra o sérvio Janko Tipsarevic. Os dois favoritos podem se enfrentar nas quartas-de-final.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado