Menu
Gastronomia

Exclusivo: Gustavo Lima Guedes abrirá bar em 2019

Luciana Barbo

17/12/2018 12h46

Atualizada 28/10/2020 0h20

O mixologista Gustavo Lima Guedes já assina as cartas de drinques de vários estabelecimentos de Brasília, como Nakombi, Rio Bistrô e Contê. Também tem se destacado na cena nacional, participando de concursos importantes de coquetelaria, a exemplo do Diageo World Class.

Em 2019, ele irá além com a abertura do Southside, seu próprio bar. O projeto está sendo desenhado com a família Zardo, que detém o comando do Nakombi. Burno e Marisa dividirão com ele a sociedade e a administração. Já o arquiteto George Zardo assinará o projeto. A casa deve abrir em março, numa das lojas da 408 Sul.

A carta de bebidas vai reunir drinques conhecidos no mundo inteiro e suas releituras elaboradas pelo criativo mixologista. Já o menu será inovador, garantem os sócios. O nome do chef que ficará à frente da cozinha ainda está sendo mantido em segredo.

Gustavo Lima Guedes (Foto: Luciana Barbo)

Confira as dicas do mixologista para fazer um bom drinque em casa:

1. Saber o que é um bom drinque. Para isso, é preciso ir a bares e restaurantes e provar.

2. Não ficar preocupado com equipamentos. Um pote de vidro de conserva pode virar uma coqueteleira e, se você não tiver um dosador, por usar um xícara pequena, tendo em vista que a maioria dos drinques leva em consideração a proporção dos ingredientes e não necessariamente os mililitros.

3. Sair para a feira ou supermercado e experimentar o que gosta e o que não gosta para não limitar a sua criatividade. Não se pode ter medo de errar. Trabalho muito com ingredientes do cerrado. Gosto de ir à Ceasa aos sábados e cheirar, provar as frutas. Quanto mais estranho, mais atiça a minha vontade de trabalhar com esse ingrediente.

4. Procure referências no Instagram e no Youtube. Há tutoriais de diversos drinques, dos mais simples ao mais elaborados, e eles podem ser vir como inspiração.

5. Aprenda que drinque bom não é doce. É preciso ter equilíbrio.

6. Avaliar o momento. Pensa no que vai servir, nos gostos de seus amigos, no clima, no tipo de encontro. O drinque é um manipulador de sentimentos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado