Menu
Gastronomia

Conheça melhor a carreira de Roger Federer

Arquivo Geral

09/07/2006 0h00

Saiba mais sobre a carreira do suíço Roger Federer, que conquistou seu quarto título consecutivo em Wimbledon ao bater Rafael Nadal por 6/0, 7/6, 6/7 e 6/3, no domingo. Nascimento: 8 de agosto, em Basiléia (Suíça).

Idade: 24 anos

Títulos de Grand Slam:
8 (Aberto da Austrália 2004, 2006; Wimbledon 2003, 2004, 2005 e 2006; Aberto dos Estados Unidos 2004, 2005). 1998: Alcança as quartas-de-final em Toulose, seu segundo evento da ATP.

1999:
O tenista mais jovem a terminar o ano entre os Top 100.

2000:
Chega a sua primeir a final em Marselha. Perde a medalha de bronze na Olimpíada de Sydney para o francês Arnaud Di Pasquale.

2001:
Conquista seu primeiro título em Milão, termina o ano como o suíço melhor classificado no ranking. Chega a sua primeira quarta-de-final de um Grand Slam, no Aberto da França. Chega à s quartas-de-final em Wimbledon depois de encerrar uma série de 31 vitórias de Pete Sampras.

2002:
Conquista o título em Sydney, Hamburgo e Viena. Sofre derrotas surpreendentes na primeira partida em Roland Garros e Wimbledon. Ajuda a Suíça a voltar ao Grupo Mundial da Copa Davis. Chega à semi final da Masters Cup, perdendo para o eventual campeão Lleyton Hewitt.

2003: Perde na primeira rodada do Aberto da França pelo segundo ano consecutivo.
Torna-se o primeiro suíço a vencer um torneio Grand Slam depois de bater Mark Philippoussis e se tornar campeão de Wimbledon. Termina o ano com o o segundo melhor do mundo, ganhando sete títulos durante a temporada, incluindo a Masters Cup.
Separa-se do técnico suíço Peter Lundgren em dezembro.

2004: Torna-se o 23o. homem e o primeiro suíço a ocupar o primeiro lugar do ranking da ATP. Conquista seu segundo título de Grand Slam no Abe rto da Austrália com a vitória sobre Marat Safin na final. Mantém seu título de campeão em Wimbledon ao bater Andy Roddick na final. Vence o Aberto dos Estados Unidos com uma vitória por 6/0, 7/6 e 6/0 sobre Hewitt para se tornar o primeiro jogador, desde o sueco Mats Wilander em 1998, a vence r três Grand Slams no mesmo ano, e o primeiro homem da era dos abertos a vencer suas quatro primeiras finais de Grand Slam.

2005: Escolhe o australiano Tony Roche como seu técnico em janeiro. Perde para os eventuais campeões nas semifinais dos Abertos da Austrália e da França. Leva seu terceiro título consecutivo em Wimbledon para se tornar apenas o oitavo jogador na história e o terceiro na era dos abertos a conseguir tal feito. E ainda amplia sua série de vitórias na grama para 36. Bate Andre Agassi na final do Aberto dos Estados Unidos para se unir a Bill Tilden e Don Budge como o único homem a vencer a dobradinha Wimbledon-Estados Unidos em dois anos seguidos. Melhora sua marca em quadras duras para 45 vitórias e uma derrota, incluindo 35 vitórias consecutivas, superando a marca na era profissional alcançada por Pete Sampras. Seu triunfo no Aberto dos Estados Unidos marc a sua 23a. vitória consecutiva numa final. Sua série de 24 vitórias consecutivas em finais acaba ao perder a final da Masters Cup para David Nalbandian. Termina a temporada com o recorde de 81 vitórias e apenas quatro derrotas.

2006: Janeiro: Bate o cipriota Marcos Baghdatis e vence o Aberto da Austrália pela segunda vez. Torna-se o primeiro homem desde Pete Sampras em 1993-94 a vencer três Grand Slams consecutivos. Federer também se juntou ao norte-americano Richard Sears e ao britânico Will Renshaw como únicos homens a vencerem sete finais de Grand Slam.

Junho: É derrotado na final do Aberto da França por Nadal. O resultado o deixou a apenas um jogo de se tornar o terceiro homem depois do norte-americano Don Budge e do australiano R od Laver a conquistar todos os quatro Grand Slams no mesmo ano.
Vence o quarto t ítulo consecutivo em Halle, na grama, para igualar o recorde de Bjorn Borg na era profissional com 41 vitórias na grama. Bate o francês Richard Gasquet na primeira partida em Wimbledon e quebra o recorde de Borg.

Julho: Amplia sua marca em Grand Slams para oito vitórias em Wimbledon. Junta-se a Borg e Sampras como o único homem a conquistar quatro títulos consecutivos em Wimbledon ao derrotar Nadal na final.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado