Menu
Brasília

Aniversário de São Paulo: confira points gastronômicos certeiros

Luciana Barbo

25/01/2019 13h02

Atualizada 07/01/2020 0h56

Hoje é feriado na cidade mais cosmopolita e gastronômica do país. Por isso, a nossa editora de gastronomia, Luciana Barbo, presta uma homenagem a São Paulo e compartilha com nossos leitores os melhores endereços para comer bem.

Então, se você for a São Paulo, lembre-se dessa listinha para ter momentos deliciosos inseridos na visita. Pode indicar para os amigos também!

Mocotó

É o restaurante paulistano do meu coração. Todas as vezes que pego um voo rumo a Congonhas, meu estômago já fica quicando só de lembrar do Dadinho de Tapioca, da Peixadinha do São Francisco, do Carpaccio de Carne de Sol, das caipirinhas, da seleção de cachaças especiais. Ainda tem a conversa com o Rodrigo Oliveira, que é uma criatura ímpar. Enfim, é muita coisa boa!

Minha dica especial é sobre como chegar lá da maneira mais simples e barata. Sim, o restaurante é longe do circuito Jardins-Itaim, mas vale cada quilômetro percorrido. O melhor jeito é ir de metrô até a estação Tucuruvi. Em seguida, pegue um táxi na porta e em 15 minutos você estará descendo na Rua Nossa Senhora do Loreto, 1100.

Outra dica mega importante: prefira os dias de semana, quando o restaurante é beeeeem mais vazio. Aos sábados e domingos, chegue cedo, por volta do meio-dia para garantir um atendimento mais breve. E nem tome café da manhã. Economize as calorias para desfrutar de todas as delícias do cardápio, inclusive da torta de chocolate com cupuaçu. Veja mais sobre o restaurante nessa matéria que fiz sobre ele.

Endereço: Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100, Vila Medeiros, São Paulo
Telefone: (11) 2951-3056

A Casa do Porco

Por mais que já tenha comido carne suína, você não teve uma experiência completa se ainda não foi a esse restaurante do chef Jefferson Rueda. Estando lá, não exite em pedir o menu degustação. Custa R$ 125 e vale todos os centavos. Meus destaques são o tartar maturado, o sushi de papada com tucupi, o porco Sanzé e, é claro, o toucinho de barriga com goiabada. Meus olhos reviram e a boa enche de água só de olhar para a foto.

A casa fica no centro, pertinho do Edifício Copan, só que do outro lado da avenida, descendo a rua da emblemática boate Love Story. Também precisa chegar cedo, porque o restaurante é um sucesso e vive lotado.

Ah, para acompanhar o menu, peça uma cerveja Gordelícia ou uma Horny Pig, ambas da Blondine. Eu pediria as duas, na verdade. E não esqueça das sobremesas. A chef Saiko Izawa é uma mestra e faz uma sopa de morango com sorbet de manjericão que é dos deuses. Quer prova disso tudo? Assista ao vídeo da minha visita.

Endereço: R. Araújo, 124, República, São Paulo
Telefone: (11) 3258-2578

Così
Mais um must go da capital paulista, que vai abrir em Brasília em 2019. Não deixe de ir, por favor! Principalmente se você gosta de comida italiana e não abre mão de uma boa massa artesanal.

O chef Renato Carioni é um cara bom de conversa, mas é melhor ainda no fogão. Já passou pelo Ritz (Londres), Enoteca Pinchiorri (Florença), Château Chèvre d’Or (Cannes) e Cantaloup (São Paulo). Sua comida tem personalidade, bons ingredientes e um sabor inesquecível. Bom, nesse momento, sinto-me a pessoa mais masoquista do mundo só por lembrar da compota de beterraba que ele prepara.

Mas a primeira coisa que você vai pedir lá é o ovo mollet, seja qual for a combinação que estiver no cardápio. Carioni é mestre em fazer ovos perfeitos. A receita de agora envolve mousseline aerada de vichysoise (típico creme francês de batatas e alho poró) e chantilly de mascarpone trufado. Ai, Senhor! Outra entrada imperdível é o steak tartar. Amo!

As massas são de fabricação própria e não ficam atrás em gostosura. E ele tem porchetta e ossobuco no menu. Preciso dizer mais alguma coisa?

O menu de almoço, com entrada, principal e sobremesa, tem um preço superamigo ( R$ 52) e delícias elaboradas diariamente com o que há de mais fresco no mercado. Pode se jogar porque a felicidade é garantida.

Endereço: Rua Barão de Tatuí, 302, Santa Cecília, São Paulo
Telefone: (11) 3826-5088

Holy Burger

Ali no Centro, numa rua de nome enorme (Doutor Cezário Mota Junior), que eu nunca consigo decorar, está uma das melhores hamburguerias da cidade. Ela guarda também um dos melhores bolos de chocolate que você vai comer na sua vida. A casa é pequena, o que exige paciência. Mas pega uma cerveja, enquanto uma das mesas é liberada.

Depois, vá de Original, com blend de carnes (acém, peito e costela), queijo cheddar, cebola caramelizada, bacon e maionese caseira no pão preto ou de Smash, com burger duplo, cheddar, picles caseiro, cebola roxa, ketchup de curry, servido no pão branco ou o Pony Line, com carne maturada por 50 dias, cheddar inglês e melaço de bacon dentro do pão de cebola.

Sabe o que eu gosto também? Da preocupação social da casa. Eles oferecem 10% do faturamento a projetos sociais que atendem jovens em situação de risco. Só por isso eu já voltaria sempre! Veja todas as delícias que já provei lá.

Endereço: Rua Doutor Cesário Mota Junior, 527, Vila Buarque, São Paulo
Telefone: (11) 4329-9475

Padaria da Esquina

Quero voltar sempre! Aquele café da manhã para você esquecer que existe balança, academia e dieta. A casa é do chef português Vitor Sobral e reúne, claro, muitas receitas da panificação e confeitaria lusitana. Sugiro ir com bastante fome, porque daí você já emenda com o almoço e está tudo certo.

Minha primeira visita foi a com minha amiga Tamyris Roxo, que bomba no Instagram com o perfil @boccanervosa. Veja como foi, no vídeo abaixo:

Depois disso, já voltei lá duas vezes para confirmar o meu amor pela Francesinha (que deveria se chamar Francesona, por conta do tamanho); o bolinho de bacalhau com camarão, a bola de Berlim (que na verdade é o melhor sonho que eu já comi) e pela baba de camelo.

Ainda tem uma variedade enorme de pães, biscoitinhos, o pudim de claras, pastel de natas, rabanada…. aff, é tanta coisa na vitrine que a gente fica tonto. Na dúvida, leve itens para o hotel!

Endereço: Alameda Campinas, 1630
Telefone: (11) 2387-0149

Eclair Moi

Pense num lugar charmoso, no qual os doces são tratados quase que como joias. Assim é a casa, especializada em eclair. A massa clássica da confeitaria francesa ganha ali vários recheios e coberturas. Amo a de red velvet e a de foie gras.

E lá ainda tem bolos que combinam! Novamente, nessa seção o red velvet toma o meu coração. É um dos melhores que já comi! Reserve um tempinho no final da tarde, enquanto estiver pelos Jardins, para ir lá. Vale a pena e você vai se apaixonar, assim como eu. Assista ao vídeo da minha visita à casa.

Endereço: Alameda Lorena, 1204, Jardim Paulista, São Paulo
Telefone: (11) 2985-2204

Foto de capa: Tadeu Brunelli

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado