Menu
Gastronomia

A bela é uma fera

Arquivo Geral

04/05/2006 0h00

A equipe feminina brasileira de tênis em cadeira de rodas está longe de ser uma das favoritas no Mundial da modalidade, disputado desde segunda-feira na Academia de Tênis. Mas a estréia das meninas neste campeonato já pode ser considerada uma vitória. Pelo menos quando o assunto é superação. A gaúcha Samanta Almeida, de 27 anos, é a síntese do esforço que o time nacional está fazendo para se apresentar no torneio.

Aos 14 anos de idade, Samanta, que atualmente mora em Goiânia, sofreu um acidente com arma de fogo. A bala atingiu a região do abdômen e lesionou a medula. "Foi um acidente e ninguém teve culpa", contou a jogadora, que passou a usar cadeira de rodas, viu sua vida mudar  e um sonho de menina ser interrompido: ela queria trabalhar como modelo e manequim.

Mas, há um ano, a tenista retomou o projeto. Voltou às passarelas e faz ensaios fotográficos. "A primeira coisa que pedi quando fiquei doente foi um sanduíche e batata-fritas. Era modelo e não podia comer essas coisas. Hoje me cuido, mas não deixo de comer meu chocolate", conta a jogadora. Além disso, o tênis, antes visto como brincadeira, ganhou importância.

"Concilio bem as atividades (tênis e trabalho como modelo). Adoro os dois e são as minhas metas", contou. O que parecia ter acabado com a juventude de Samanta é encarado hoje como aprendizado. Com senso de humor e força de vontade, a tenista se considera "no lucro". "As pessoas acham que a gente não tem uma vida normal. É mais difícil, mas é tudo adaptado. Vou ao mercado, faço compras, vou a restaurantes", contou a atleta, casada com  o engenheiro Augusto Fernandes, também portador de necessidades especiais, que está em Brasília para acompanhar o Mundial.

Nos planos de Samanta Almeida estão o Para-Pan Americano do Rio de Janeiro-2007e as Paraolimpíadas de Pequim-2008. Só depois pensa na maternidade. "Quero ter um filho e adotar outro", revelou.

Resultados – A equipe feminina do Brasil perdeu ontem por 3 x 0 para as chinesas. Hoje, os homens disputam a semifinal, às 9h, contra a Finlândia. Se vencer, os brasileiros garantem vaga no Grupo 1.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado