Menu
Gastronomia

3 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

Jornal de Brasília

31/01/2020 18h04

Desde criança aprendemos a tomar o velho e bom chá de hortelã e sempre as pessoas mais experientes diziam que ele era bom para um monte de coisas.

Será que realmente a hortelã (mentha) oferece tantos benefícios assim ou é apenas mito o que as pessoas dizem sobre ele?

Neste texto você descobrirá 12 benefícios que realmente já houve algum tipo de estudo científico comprovando.

Verá que introduzir o chá de hortelã no seu dia pode ser uma boa e saborosa ideia.

 

Excelente para distúrbios digestivos

Alguns probleminhas menores que sentimos de vez em quando como os gases, náuseas, inchaço abdominal e indigestão podem ser tratados com o hortelã.

Há diversos estudos com pessoas que tem a Síndrome do Intestino Irritável ( SII) com o uso do óleo de hortelã e em um deles perceberam que houve uma melhora dos sintomas em 40% após 4 semanas de uso.

Há tantos outros estudos que demonstraram que realmente a hortelã é uma boa alternativa para alguns problemas digestivos menores, quando é uma coisa grave sempre o indicado é procurar um tratamento com um especialista 

 

Pode aliviar dores de cabeças tensionais e enxaquecas

Geralmente os estudos que são feitas com plantas medicinais eles não utilização sua infusão e sim o extrato ou o óleo essencial que são as formas de conseguir e maior concentração os ativos da planta

Em vários estudos demonstraram que o uso do óleo de hortelã-pimenta aplicado na testa e na têmpora dos participantes reduziu de forma significativa a enxaqueca.

Também perceberam em outro estudo que o uso do óleo de hortelã foi tão eficaz para dor de cabeça quanto o uso de 1000mg de acetaminofeno (paracetamol).

A hortelã tem um efeito de relaxante muscular e analgésico e aumenta o fluxo sanguíneo no local, por isso ele pode diminuir alguns tipos de dores de cabeça.

 

Ajuda a diminuir as cólicas menstruais

Como já dito anteriormente, a hortelã tem como ação o relaxamento muscular e por esse motivo também pode ser usada para diminui e/ou acabar com as terríveis cólicas menstruais que tantas mulheres sentem.

Um estudo com 127 mulheres demonstrou que o uso da cápsula do extrato de hortelã foi tão eficaz quanto um anti-inflamatório na redução da intensidade quanto na duração da dor da cólica menstrual.

Infelizmente não há estudos com o chá de hortelã, pois geralmente eles utilizam-se da forma mais potente da erva e o chá não se enquadra, mas tudo indica que também o chá pode contribuir para essa diminuição de dor.

 

 

Outros benefícios do hortelã-pimenta

Há muitos outros benefícios que são atribuídos à hortelã, mas que infelizmente ainda carece de mais estudos para comprovação.

A sabedoria popular atribui a essa erva muitos outros usos e que provavelmente são verdadeiros também, apesar de não haver comprovações científicas.

Outros benefícios da hortelão são:

  • Deixa o hálito mais fresco e diminui o mau hálito
  • Alivia os seios nasais entupidos
  • Dá energia ao corpo
  • Aliado para quem quem quer perder peso 
  • Combate infecções bacterianas
  • Ajuda na qualidade do sono
  • Ajuda a combater alergias
  • Melhora a concentração
  • Combate resfriado e gripe
  • Reduz a febre
  • Reduz o estresse
  • Colesterol alto

 

 

Como fazer o chá de hortelã

 

Devemos lembrar que o chá de hortelão poderá ser sentido seus efeitos se for consumido com mais frequência principalmente para sentir seus efeitos sobre o sono, por exemplo.

É uma erva muito fácil de achar e muito barata também. 

Todo mundo gosta e pode ser usada como chá gelado, por exemplo.

Para fazer o chá de hortelão é bem simples, não há uma medida muito exata que precisa ser seguida, mas para termos uma referência segue as quantidade e o modo de preparo.

 

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de folhas frescas de hortelã
  • 500 ml de água

 

Modo de preparo

  1. Aqueça a água até iniciar o ponto de fervura
  2. Adicione as folhas de hortelã e tampe
  3. Aguarde aproximadamente 10 minutos e já estará pornto
  4. Basta coar e consumir

 

O chá de hortelã pode feito com outras ervas e condimentos como gengibre, canela, limão, alcaçuz, entre outras.

 

Cuidados com  o consumo do hortelã

O chá de hortelã é bastante seguro de ser consumido, mas de qualquer forma sempre vale o alerta para procurar um especialista quando houve dúvidas a respeito.

Há um grupo de pessoas que antes de fazer o uso do chá de hortelã deve buscar orientação médica que são:

  • mulheres gestantes
  • Mulheres lactantes
  • Pacientes com obstrução dos ductos biliares
  • Crianças menores de 2 anos 
  • Pessoas com anemia

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado